Sindicato dos Jornalistas inicia campanha pela valorização da profissão

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“Jornalista valorizado, informação para valer!” é o slogan da campanha pela valorização da profissão realizada pelo Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados) em referência ao dia do Jornalista – 07 de abril.

O material de divulgação da campanha começou a ser instalado hoje (31) e contou com patrocínio da Publigran, Agência Urbana Design, Seridoor, Vicgraf, Emplac, Gráfica Stillus e Assufgd, para a produção e veiculação de outdoors, faixas, cartazes e filipetas.

Além do material de divulgação, a programação contará, na semana de 07 a 12 de abril, com visita às redações das empresas para mobilização dos jornalistas na campanha, agenda de entrevistas de diretores do Sindicato aos veículos de comunicação e discurso na tribuna da Câmara dos Vereadores (08 de abril) para manifestar os desafios da profissão e a sua importância para a democracia. O encerramento da programação será no sábado (12) com assembleia às 16h30 sobre negociação dos Acordos Coletivos de Trabalho, na sede do Sinjorgran (Rua Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 07, Centro), e evento festivo às 20h, na sede da ADUFGD.

A decisão por realizar a campanha pela valorização da profissão foi tomada na assembleia de 01 de fevereiro de 2014 e vários diretores e filiados estão envolvidos em toda a organização e promoção das atividades.

De acordo com a presidenta do Sinjorgran, Karine Segatto, a campanha busca valorizar o jornalista e a profissão, por entender que é preciso sair da situação de precariedade. A queda da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão em 2009 seria um dos motivos que colaboraram para a precarização do exercício profissional. “A impressão é de que o jornalista pode ser qualquer um que o patrão decida colocar na redação, sem conhecimento específico ou responsabilidade junto à sociedade. No entanto, a coisa não está tão solta quanto parece”, afirma.

O jornalismo requer de quem o exerce, seja na região da Grande Dourados (MS) ou em qualquer lugar do Brasil, o registro profissional, o cumprimento do Código de Ética e da legislação específica, a negociação entre Sindicato e empresas para firmar os Acordos Coletivos de Trabalho (piso salarial, banco de horas, etc), a utilização da tabela de valores de referência para os serviços avulsos (freelance) e a aplicação das novas diretrizes curriculares para estágio de estudantes de Jornalismo. Karine Segatto ressalta que tudo isso continua vigente, enquanto outros projetos buscam tornar a formação superior em Jornalismo como requisito para exercício da profissão novamente, aprovar um piso salarial nacional e a criar o Conselho Federal de Jornalismo. Por isso, a campanha teria como meta destacar o jornalista como profissional que merece valorização e respeito, tanto na empresa quanto na sociedade.

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