Vereadores de Ponta Porã discutem Segurança pública na fronteira 

-

Vereadores homenagearam  policiais, e o líder comunitário, Marcos Antonio Paredes.(Foto: Divulgação)

A 19ª sessão ordinária promovida pela Câmara de Vereadores de Ponta Porã na tarde de terça, 20 de junho, foi marcada por intensos debates a respeito da segurança pública na fronteira. Os vereadores abriram espaço para que o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Ponta Porã, Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado, utilizasse a Tribuna Livre para fazer uma prestação de contas.

O comandante apresentou dados que, a seu ver, representam uma melhoria significativa no combate à criminalidade em Ponta Porã e região. Segundo ele, desde que chegou à cidade para comandar o Batalhão, em maio de 2016, tem procurado trabalhar em conjunto com as demais forças policiais que atuam no município e também no lado paraguaio.

O Tenente Coronel Centurião afirmou que os números revelam que as forças policiais têm agido em conjunto e, por isso, elucidado muitos crimes. “Esta parceria é fundamental porque elimina os entraves burocráticos. Antes muitas de nossas missões não eram concluídas porque os bandidos adentravam em território paraguaio e não tínhamos condições de agir lá. Agora, com esta parceria, estamos conseguindo resolver a contento delitos iniciados num lado e concluídos no outro da fronteira”.

Os vereadores se pronunciaram no sentido de elogiar o trabalho desenvolvido pelas forças policiais e destacaram a parceria entre brasileiros e paraguaios no combate à criminalidade. O presidente da Casa de Leis, Otaviano Cardoso, destacou a postura dos policiais e dos bombeiros em vencer as dificuldades e particularidades comuns à região de fronteira. “Infelizmente não existe uma política diferenciada para a segurança pública nas áreas de fronteira por parte do governo federal. Por isso, nós, vereadores, defendemos a valorização destes agentes de segurança, pleiteando um acréscimo na remuneração para os policiais e bombeiros que trabalham na região de fronteira”, afirmou Otaviano Cardoso.

Durante a sessão, os parlamentares promoveram uma homenagem aos comandantes da PM de Ponta Porã e do Grupo Especial de Operações da Polícia Nacional em Pedro Juan Caballero – PY.

O Tenente Coronel Waldomiro Centurião Machado e o Comissário Manuel Irrazabal foram agraciados com votos de congratulações propostos pela vereadora Neli Abdulahad aprovada por unanimidade pelos demais colegas.

A homenagem da Câmara de Vereadores se deve ao fato de hoje, existir, perfeita integração e parceria entre a Polícia Militar de Ponta Porã e a Policia Nacional de Pedro Juan Caballero, Paraguai, atuando com presteza e rapidez, proporcionando resultados positivos para a tranquilidade de toda a nossa fronteira, no que diz respeito à Segurança Pública e integridade dos cidadãos de nossa região.

Também recebeu homenagem o policial militar Claudemir Sanguina Marques (proposto pelo presidente Otaviano Cardoso) e o líder comunitário Marcos Antônio Torres Paredes (proposto pela vereadora Neli Abdulahad), presidente da Associação de Moradores dos bairros Mooca e Deputado Aral Moreira.

 

 

 

plugins premium WordPress