Festival América do Sul movimentaa cadeia do turismo de Corumbá

-

Com expectativa de lotação na rede hoteleira para um período de baixa temporada, Corumbá recebe mais uma edição do Festival América do Sul (FAS) e se torna a capital da cultura latino-americana. Após uma temporada de pesca esportiva de grande sucesso, que atraiu milhares de turistas ao Pantanal, a cidade recebe um evento que movimenta toda a sua cadeia turística, aquece a economia local e gera empregos e renda. As reservas em hotéis correspondiam a 75% dos leitos no início da semana.
O 17º Festival América do Sul é promovido pelo Governo do Estado e será realizado de 9 a 12 de novembro, com mais de 120 atrações culturais do Brasil e de outros países, incluindo apresentações musicais, de teatro, circo, dança, artes visuais, moda e oralidade com 15 horas de programação diária. Cidade histórica de 245 anos, Corumbá respira a latinidade com influências platinas em seus casarões e na gastronomia e integra a Rota Turística Pantanal Bonito.
A Fundação de Turismo do Pantanal divulgou que mais de 25% do público do festival de 2022 (130 mil pessoas) foi de turistas, com forte presença de bolivianos da fronteira e de Santa Cruz de La Sierra. Para a edição deste ano, a diretora-presidente da Fundação, Elisângela Sienna da Costa Oliva, estima que o público será 20% maior do que no ano passado, mesmo percentual em relação ao giro financeiro, que em 2022 foi de R$ 8,7 milhões, com 1.500 empregos temporários.


O que fazer
Quem for a Capital do Pantanal curtir o FAS encontrará uma riqueza cultural que merece ser explorada, desde os prédios históricos, monumentos (como o Forte Junqueira, construído no final do século XIX, o Cristo Rei do Pantanal e o Casario do Porto) e o Museu da História do Pantanal (Muhpan), no porto-geral. Agência de turismo locais organizam city tour, incluindo o pórtico da Marinha do Brasil, cujo forte foi construído em 1872 na vizinha cidade de Ladário.
Pequenas chalanas realizam passeios fluviais pelo Rio Paraguai, com duração de cerca de uma hora, e operam também embarcações maiores, com almoço a bordo e piscina, cujos passeios são agendados na orla portuária. Durante o festival é instalada uma praça de alimentação no circuito principal dos eventos, na Praça Generoso Ponce, com muitas opções de temperos e sabores. Os restaurantes oferecem os melhores pratos da gastronomia local à base de peixe.

Rota Pantanal Bonito:
www.bcvb.com.br
youtube.com/@rotapantanalbonitoms
instagram.com/rotapantanalbonitoms
facebook.com/rotapantanalbonitoms

(Assessoria de Imprensa da Rota Pantanal Bonito)

plugins premium WordPress