Ministra Sonia Guajajara volta ao Mato Grosso do Sul para Caravana “Participa, Parente!”

-

De 21 a 26 de novembro, a Caravana “Participa, Parente!” estará em Caarapó, Mato Grosso do Sul, na ocasião da Grande Assembleia Aty Guasu. A ministra Sonia Guajajara estará presente no evento, no dia 24, onde cerca de 1.000 indígenas também estarão presentes e terão a oportunidade de expressar seus posicionamentos em relação às políticas indigenistas e votarão para eleger seus representantes que vão compor o Conselho Nacional de Política Indigenista. Esta é mais uma edição de uma série de sete encontros em seis estados, com o objetivo de eleger e/ou validar os representantes indígenas para participar ativamente na definição e acompanhamento das políticas indigenistas.

O CNPI desempenha um papel fundamental, propondo objetivos e princípios para políticas públicas destinadas aos povos indígenas, acompanhando a execução do Orçamento Geral da União, apoiando eventos organizados pelos povos indígenas e monitorando ameaças ou violações de direitos. A Caravana “Participa, Parente!” já esteve em Mato Grosso do Sul, na Grande Assembleia do Povo Terena, e em Santa Catarina, na assembleia da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul – ArpinSul, elegendo seus representantes.

Além disso, outras organizações indígenas em diferentes regiões realizarão encontros nas próximas semanas, contribuindo para a eleição total de 30 representantes dos povos e organizações indígenas no CNPI.

plugins premium WordPress