O Balaio – Feira Criativa acontece neste final de semana em Dourados

-

Nos dias 11 e 12 de dezembro, próximo sábado e domingo, acontecerá a primeira edição pós início da pandemia de O Balaio – Feira Criativa, estabelecida como uma das maiores feiras livres do Estado de Mato Grosso do Sul.

Após esses quase dois anos sem a possibilidade de realização do evento em decorrência do necessário isolamento para o controle da pandemia, será realizada a edição de fim de ano da Feira O Balaio, que ocorrerá seguindo todas as recomendações de segurança sanitária, como utilização de máscaras, realização em espaço aberto e bem ventilado, com disponibilização de álcool em gel etc.

Destacamos a importância de voltar a movimentar o setor da economia criativa, do artesanato, das comidas de rua, uma vez que é um setor que foi atingido diretamente pela pandemia, sofrendo impactos severos.

A Feira está em sua nona edição, é produzida de forma independente pelos e pelas artistas/produtores(as): Bi Miura, Fernanda Sabô, Raique Moura e Thays Nogueira. Nesta edição conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados.

Serviço:

O Balaio – Feira Criativa

Dias: 11 e 12 de dezembro (Sábado e domingo)

Horário de funcionamento: 17:00h às 22:00h

Local: Parque dos Ipês

Palavra dos produtores:

ALEGRIA, palavra que define como estamos nos sentindo nesse momento de retorno do Balaio depois de quase 2 anos sem a realização de uma das maiores feiras do MS.

Nossa feira nasceu de uma vontade de encontrar espaços onde pudéssemos ter os mais variados tipos de produtos, conhecer artistas, provar comidas diferentes, ouvir uma boa música, passear… Aos poucos nosso balaio foi tomando forma e construindo o inicio dessa história, ainda que bem novo (indo pra nossa 9ª Edição), O Balaio já carrega consigo muitíssimas histórias e experiências lindíssimas. Somos um grupo com mais de 200 artistas, cozinheiras/os, artesãs/ãos, costureiras/os, ilustradoras/es dentre outros setores da economia criativa.

Nós, produtores do Balaio (Bi Miura, Fernanda Sabô, Raique Moura e Thays Nogueira) pensamos a feira para ser um ambiente que movimente a economia criativa da cidade, contando com a pluralidade dos produtos reunidos em um só local, conseguindo gerar um ambiente para todas as idades, descontraído e aconchegante. Juntos, buscamos fortalecer o cenário e promover a riqueza cultural de pessoas “comuns” que cozinham, pintam, escrevem, costuram, garimpam… enfim: produzem todos os tipos de produtos economicamente criativos, sempre atentos às criações artesanais.

O balaio surgiu no início do ano de 2018 e desde lá, acreditamos que ele tem sido a melhor forma da cidade conhecer e valorizar a cultura local, além disso, sonhamos fomentar, cada vez mais, ideias como essa, organizadas por pessoas comuns, buscando juntar forças com o máximo de pessoas para chegar nas ruas, praças, parques e mostrar o trabalho incrível que é realizado em nossa cidade, por nossa gente.

A pandemia atingiu nosso setor de uma maneira muito violenta, pois somos pessoas que dependem do contato com o público pra venda ou exposição de nossos trabalhos, e o isolamento nos fez paralisar todo tipo de ação que de alguma forma tivesse contato ou aglomerações. Poder retomar a feira tem sido como começar tudo de novo, é uma experiência nova e cheia de desafios, os tempos são outros e cuidados devem ser seguidos, mas mesmo com todas as precauções que devemos tomar, estamos ansiosos e cheios de esperança que o Balaio retornará da melhor forma possível.

Nessa nossa 9ª Edição contamos com 85 expositores das mais variadas vertentes da economia criativa, retornamos ao lugar onde o balaio nasceu (Parque dos Ipês) para recomeçar essa história que ainda terá muitas e muitas edições.

Não podemos deixar de falar de nossa parceria com a Secretária Municipal de Cultura que nos apoia desde a primeira edição da feira.

Recomeçar é preciso, então aqui vamos nós novamente, com muita coragem e cuidado. Que a gente nos encontre nessa edição e nas próximas, que a economia criativa seja cada vez mais forte em nossa cidade e que entendamos o como é importante o consumo do pequeno produtor. Vida longa ao Balaio.

A feira acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, das 17h as 22h no Parque do Ipês, em Dourados.

Para acompanhar mais notícias sobre O Balaio:

– Instagram: http://instagram.com/obalaiofeira

– Fanpage http://fb.com/obalaiofeira

Contato para maiores informações:

[email protected]

Assessoria de imprensa:

Raique Moura – (67) 981942678 E-mail: [email protected]

Thays Nogueira – (67) 998720683