Durante os meses de agosto e setembro, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROEC, promoverá oficinas culturais para os acadêmicos da Instituição. Nesse mês serão ofertadas oficinas de biblioteconomia, fotografia e técnica vocal.
Nos dias 19, 20 e 21 de agosto as oficinas serão ministradas em Dourados, onde foram disponibilizadas 30 vagas para cada minicurso. Essas ações serão realizadas a partir dos recursos previstos e disponibilizados à instituição pelo Pnaest, por isso são destinadas somente para acadêmicos da graduação da UEMS.
De acordo com a chefe de divisão de cultura, Ana Lucia Fagundes, “Essas ações são importantes para acrescentar na formação acadêmica do indivíduo. É uma forma de promover a interação destes com outras áreas do saber e de modo especial, estimular seu pensamento reflexivo e criação cultura”, explica.
A oficina de biblioteconomia tem como objetivo o aperfeiçoamento e capacitação para que a biblioteca seja mais acessível ao usuário final, serão ensinadas técnicas para o manuseio de documentos e como procurá-los. Será ofertada em Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã.
Apresentar o universo da fotografia possibilitará que o acadêmico conheça a luz e a câmera, levando a compreensão de como funcionam, abordando a necessidade de manter uma linguagem visual, o olhar de dentro da fotografia, a lógica da proporção e iluminação. As cidades contempladas são Jardim, Aquidauana, Campo Grande, Dourados e Mundo Novo.
Já o minicurso de técnica vocal tem como finalidade melhorar a saúde vocal e fazer com que o acadêmico conheça e cuide da voz. As instruções serão por meio de material audiovisual e avaliada através da execução de um texto/música. Essa oficina será aplicada somente em Dourados.
Em setembro, a UEMS também oferecerá oficina de teatro para estimular a criatividade, e de gastronomia, para auxiliar o estudante à tornar sua alimentação mais saudável através dos alimentos. A carga horária de cada minicurso será de oito horas divididas em dois períodos.
Os acadêmicos de Dourados que se interessarem pelas oficinas devem entrar em contato com o Robson da Casa de Cultura, pelo telefone, 3902-2636. Já os estudantes das demais unidades devem procurar a gerência para fazer a inscrição.