Tetê Espíndola, artista campo-grandense, comemora 70 anos nesta segunda-feira

-

Tetê Espíndola é um diamante da Música Popular Brasileira. Com uma história musical incrível, a campo-grandense começou a cantar e tocar com os irmãos em casa, no final dos anos 1960. Em 1978, Tetê chega a São Paulo. Com a craviola nas mãos, vai a uma importante gravadora, canta com sua voz mágica e é contratada imediatamente. Assim começa a sua carreira brilhante, com o disco Tetê e o Lírio Selvagem, junto com seus irmãos Geraldo, Celito e Alzira, pela multinacional Polygram.

Sete anos após lançar o primeiro álbum, Tetê vence com Escrito nas Estrelas o Festival dos Festivais da Rede Globo, em 1985, e fica conhecida em todo o Brasil como a cantora que tem “pássaros na garganta”. Em 46 anos de carreira, Tetê conta com 20 álbuns lançados e várias participações em coletâneas e discos de outros artistas. No cinema cria a trilha sonora e atua como atriz no filme “Mônica e a Sereia do Rio”, de Maurício de Souza.

Neste ano de comemoração de seus 70 anos, Tetê já ganhou um presente raro: a volta ao sucesso, dessa vez com muito mais força impulsionado pela internet e redes sociais. Após uma cena com a ex-jogadora Márcia Fu viralizar no programa A Fazenda, o seu hit Escrito nas Estrelas voltou com tudo! Uma onda incrível que fez Tetê renovar seu público quase que instantaneamente, trazendo a mesma proporção de sucesso que há 38 anos, quando a canção ficou na primeira posição por semanas nas paradas das rádios brasileiras. “Neste momento dos meus 70 anos eu encaro a volta do ‘Escrito nas Estrelas’ na minha vida como um presente do universo”, afirmou.

Foto: Bruno Rezende

Atualmente já são mais de 400 milhões de compartilhamentos da música no Tik Tok. Tetê pulou de 60 mil ouvintes para 720 mil no Spotify e o vídeo da música no Youtube foi de 1 milhão para 28 milhões de acessos em apenas 2 meses.

Ao falar sobre a Capital Morena, sua terra natal, Tetê é só emoção e boas lembranças. “Campo Grande é minha cidade natal, adoro porque eu vivi aí até os vinte anos de idade, então eu tenho uma raiz muito forte. Primeiro a raiz musical da minha família, dos meus irmãos, da minha mãe, do meu pai, da família do meu pai, e também pela beleza da minha terra. Quando eu vivi aí eu vivia nos terrenos baldios, eu passeava no Horto Florestal, eu ia para o cerrado catar guavira… É muita inspiração, e isso ficou dentro de mim e não sai mais”.

Aproveitando esse ano festivo, Tetê preparou também um show para comemorar este momento mágico com o público, Tetê Hits! Um espetáculo especialmente para o público cantar com Tetê do começo ao fim, recheado de sucessos que estão no imaginário coletivo e que, na voz da cantora, tornam-se inesquecíveis. Outro show dentro da comemoração de 70 anos é “A Era dos Festivais”, onde Tetê conta e canta esse momento especial da MPB que revelou artistas como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jair Rodrigues, entre outros, além dela mesma.

O show “A Era dos Festivais” vai ser apresentado em Campo Grande pelo 7º Festival Engepar Viva Campo Grande, no dia 14 de março, às 20h30, no Blues Bar. O show conta com um quarteto de músicos para relembrar os sucessos da época.

“No momento, neste momento eu tenho mais é que fazer muito show por aí, em Campo Grande, em Corumbá, o ano passado eu fiz até, bastante coisa em Corumbá. Mas voltar às minhas raízes neste momento é uma coisa que me alimenta muito, meu público, a minha família que mora aí. E é claro que eu vou apresentar, já está planejado “A Era dos Festivais” para o dia 14 de março agora, e o “Tetê Hits” é um show novo na minha carreira, está sendo montado, e se Deus quiser até maio a gente está apresentando este show aí. Então aguardem”!

Comunicação Governo de MS

plugins premium WordPress