Acadêmicos de Contábeis informam contribuinte sobre IR

-

Comunidade douradense recebe orientações sobre declaração de imposto de renda. (Foto: Divulgação)

Este é o último mês para o contribuinte realizar a declaração do Imposto de Renda, relativo ao exercício 2017/18, o prazo termina no dia 30 de abril. No Mato Grosso do Sul, o índice de declarações ainda é considerado baixo, em um total de 400 mil declarações esperadas, apenas 109.852 foram realizadas até agora, ou seja, apenas 27% dos contribuintes enviaram a declaração.

De acordo com o professor Sérgio Almir Wachter, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIGRAN, um dos principais motivos na demora em declarar o IR, são as dúvidas na hora de preencher o documento de declaração. Por isso, acadêmicos do 5º semestre e professores do curso realizaram no pátio central do shopping Avenida Center de Dourados, a segunda edição do Declare Certo.

“Esse é o segundo ano que promovemos essa ação com um plantão de dúvidas durante o final de semana, para instruir o cidadão com relação as mais variadas situações na hora de fazer a declaração do IR, além é claro, de proporcionar que os acadêmicos utilizem na prática o aprendizado da sala de aula”, afirma.

Morando há alguns meses em Dourados e por conta dos contratempos causados pela mudança, o vendedor Valdemar Pereira acabou esquecendo-se de reunir os documentos para concluir a declaração deste ano. Segundo ele, com a ação social foi fundamental para tirar algumas dúvidas que ainda existiam.

“Essa ação foi muito boa para tirar as dúvidas da população de um modo geral, agora eu vou mesmo é correr para providenciar todos os documentos necessários para declarar o quanto antes meu Imposto de Renda, já que o quanto antes eu declarar, tão logo recebo minha restituição”, diz.

Mãe de primeira viagem, Lara Gomes, que é professora de educação física, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com relação às vacinas que deu na filha, que nasceu há poucos meses e que fazem toda a diferença na hora de declarar.

“Eu dou todas as vacinas em clínica particular e tinha uma dúvida com relação aos recibos, se valeriam ou não na hora de declarar o imposto. Fui informada que infelizmente não valem, nem mesmo os de escolas de línguas, por exemplo, mas mesmo assim valeu a pena todas as informações”, finaliza.

plugins premium WordPress