Expoagro movimenta turismo e economia em Dourados

-

Proprietário de salão de beleza em Dourados diz que movimento é intenso antes e durante a Expoagro. (Fotos: Divulgação)

A um mês do início da 55ª Expoagro, o comércio, turismo e rede de serviços da segunda maior cidade do Estado já se preparam para receber visitantes e turistas durante a feira. No ano passado, a Expoagro atraiu pelo menos 60 mil pessoas para o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho durante os dez dias de evento, público que deverá ser mantido ou superado nesta edição. A 55ª Expoagro acontece em Dourados de 10 a 19 de maio.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Lucio Damalia, este público que chega a Dourados não vai apenas à feira. Eles se hospedam nos hotéis, lotam os restaurantes e consomem no comércio local. “Sempre que a Expoagro se aproxima, há uma expectativa do turismo e da economia da cidade como um todo. As lojas se preparam com produtos específicos para este público e há um incremento importante na economia do município”, avalia.

A preparação dos douradenses para o evento e a chegada dos visitantes movimenta a economia do município, incluindo lojas do comércio, postos de combustíveis, panificadoras e restaurantes e até mesmo salões de beleza. O cabeleireiro Murilo Palacio comenta que o fluxo de clientes em seu estúdio aumenta em pelo menos 40% neste período.

Segundo ele, o movimento começa antes da feira, quando boa parte das clientes já se prepara para o evento. “As mulheres se programam para realizar procedimentos como retoque de mechas, corte de cabelo e alisamento próximo à Expoagro”, explica ele. “Além disso, montamos combos de penteado e maquiagem para os dias de shows, que sempre geram grande procura. É uma época muito boa para os negócios”, acrescenta.

O empresário Willy Munaretto, proprietário de um restaurante em Dourados, também comemora o aumento no fluxo de clientes durante a feira. “Vemos como algo muito positivo o aumento da demanda e a presença de clientes de outras cidades, que vem para o evento e acabam conhecendo a gastronomia de nosso município”, afirma. O aumento na clientela neste período varia de 20% a 30%, o que segundo ele exige um incremento na equipe para manter a qualidade no atendimento.

De acordo com a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), a Expoagro é considerada uma das principais oportunidades para fomentar negócios na região. “Nossa cidade respira o agronegócio, cujo desempenho impacta no comércio. A partir do momento que agregamos novas tecnologias e mais conhecimento à produção agropecuária, estamos no caminho para mais lucratividade e isso é muito positivo para a nossa economia”, afirma a presidente Elizabeth Rocha Salomão.

Turismo

A rede hoteleira do município também já se prepara para um aumento na procura por hospedagem. Segundo o sub-gerente do Ibis Hotel, Werno Eberhardt Júnior, a rede aguarda ansiosa pela chegada da Expoagro todos os anos, já prevendo o movimento intenso. “Nossas expectativas são muito boas, principalmente nos dias de shows. Temos trabalhado para que todos os quartos estejam disponíveis e por isso, oferecemos diversas vantagens para o nosso público”, afirma.

No Hotel 10, também parceiro da 55ª Expoagro, o movimento na hospedagem já começou com funcionários responsáveis pela montagem da feira. Segundo a gerente Helena Pippus, a feira é considerada a ‘safra’ do segmento. “Todos os anos, durante a Expoagro, chega a faltar leitos para hospedagem. Muita gente reserva com antecedência porque sabe que se deixar para a última hora, não vai ter vagas”, comemora.

Sobre a Expoagro

A 55ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz e é organizada pela Agropec Eventos.

A feira conta com o patrocínio do Sicredi, São Bento Incorporadora, Senar, Unigran, Hotel 10, Ibis Hotel, Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Aced, Senar e Famasul.

Ingressos e passaportes

Os ingressos e passaportes para os shows podem ser adquiridos pelos sites expoagrodourados.com.br e ingressonacional.com.br

Siga a Expoagro nas redes sociais: Instagram: @expoagrodouradosoficial e facebook.com/expoagrodouradosoficial

Fotos: Divulgação

Legenda 01: Proprietário de salão de beleza em Dourados diz que movimento é intenso antes e durante a Expoagro

Legenda 02: Parceiro da 55ª Expoagro, Ibis Hotel oferece vantagens para atrair público durante a feira

Legenda 03: Hotel 10: proximidade com o Parque de Exposições atrai hóspedes e lota empreendimento durante a Expoagro

plugins premium WordPress