Na Câmara, presidente da Aced apresenta propostas na área da inovação

-

Presidente da Aced usa Tribuna Livre da Câmara de Dourados. (Foto: Eliel Oliveira)

O presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Nilson Aparecido dos Santos usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, na sessão desta segunda-feira (17), a convite dos parlamentares. Ele destacou a atuação da entidade, os projetos já iniciados nos primeiros dias de gestão e apresentou propostas à Casa de Leis focadas na ciência e tecnologia.

Santos destaca que vem desenvolvendo com sua diretoria um trabalho de aproximação com diversas entidades representativas, como o Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Câmara Municipal, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Sebrae/MS e Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul). Ele pontuou que os encontros são reuniões de trabalho, das quais saem pautas a serem executadas em conjunto.

Alan Guedes, presidente da Câmara de Vereadores, reiterou o apoio da casa legislativa à Associação. “Todas as pautas do comércio e do empresariado, são também as pautas desta Casa de Leis”, afirmou.

À Câmara, Santos propôs a parceria para colaborar com duas propostas de estudo, através da Diretoria de Startup da associação. A primeira é para uma elaboração de um projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados. “Esse conselho tem como objetivo ajudar o município a estabelecer diretrizes para a política de inovação na região da Grande Dourados, através da criação de câmaras técnicas responsáveis pela discussão de programas, elaboração de leis e projetos inovadores da região com foco de crescimento econômico, social e ambiental”, afirma.

A segunda proposta é a criação do Parque Tecnológico da Grande Dourados, uma área física para instalação de empresas, centros de pesquisa, incubadoras e laboratórios que tem como foco a criação de um ambiente favorável à inovação tecnológica com foco no desenvolvimento econômico regional.

Ainda na Tribuna, o presidente destacou o Despertar para o Trabalho, projeto da associação criado há 20 anos que atualmente reúne dezenas de colaboradores mensalmente. Ele ainda anunciou a volta da Roda Empresarial, que reúne periodicamente empresários para discutir estratégias de fomento do setor.

A primeira Roda Empresarial da Gestão 2019/2022 será uma edição especial no dia 25 de julho, com palestra em parceria com a TV Morena. Também será realizada no dia 13 do próximo mês, uma feijoada em parceria com o Diário MS. As duas ações serão em comemoração ao Dia do Comerciante.

O vereador Maurício Lemes, presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Câmara de Dourados destacou as reuniões de trabalho já realizadas com a Aced e a parceria com a associação. “Estamos à disposição para discutir sobre qualquer projeto que for pertinente e que possa ter o talento de vocês nos orientando também naquilo que vamos fazer e trazer para votação nessa casa”, afirmou.

Além de apresentar projetos, a nova diretoria da Aced que tomou posse no dia 3 de junho, recebeu uma moção de congratulações. “Todo bom empreendedor é assim, começa com bons projetos e eu como empresária não poderia deixar de fazer essa moção”, ressalta a vereadora Marinisa Mizoguchi. A homenagem foi recebida pelo presidente, ao lado do vice Amarildo Ricci e diretores Cleuza Zornitta (Relações Públicas), Clécio Tina (Turismo), João Renato Arceno do Canto (Startup) e Whanderson Rodrigues (Startup).

plugins premium WordPress