O que saber sobre CDI e como ele influencia investimentos

-

A variação da taxa de juros Selic influencia diretamente no rendimento dos investimentos. Diante das últimas altas estabelecidas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), as aplicações em renda fixa tornaram-se mais atrativas. No caso dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), há opções que passaram a remunerar com até 220% do CDI. Compreender o que isto significa na prática é necessário para o investidor realizar escolhas assertivas.

A sigla CDI refere-se ao termo Certificado de Depósito Interbancário ou Interfinanceiro. “É uma referência no mundo dos investimentos. É muito importante porque ajuda a gente entender melhor as nossas alternativas e compará-las”, orienta a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em seu canal.

O CDI é calculado a partir dos empréstimos realizados entre as instituições financeiras. A taxa pode ser compreendida como a média de juros cobrados nas operações de compra e venda de títulos privados entre os bancos. Ela costuma ficar bem próxima da Selic, que é calculada a partir da compra e venda de títulos públicos.

O CDI é usado como referência para a remuneração de investimentos em renda fixa que, como explica a Anbima, é a categoria que inclui as opções mais conservadoras e onde mais os brasileiros investem. Nesta modalidade estão o Certificado de Depósito Bancário (CDB), a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), dentre outros.

Como comparar os rendimentos

Na última reunião do Copom, realizada em setembro, a taxa Selic foi fixada em 6,25%. Também foi divulgada a projeção de que novas altas possam ocorrer ainda este ano. Essa movimentação aumentou o rendimento dos investimentos que estão atrelados a Selic e, também, ao CDI que caminha próximo à taxa básica de juros.

No entanto, como o CDI ainda é menor do que a Selic, corretoras de investimento e bancos digitais passaram a oferecer produtos que rendem acima de 100% do CDI para garantir a atratividade dessas opções. Assim, nos últimos meses, foi possível ver aplicações com rendimento de 200% ou até 220% do CDI.

No entanto, essas aplicações diferenciadas não costumam estar disponíveis para todos os clientes. Há corretoras que oferecem o produto apenas para novos clientes ou, ainda, por tempo determinado, como uma estratégia para atrair investidores.

Quem já possui conta em uma plataforma de investimentos, pode buscar orientação para saber quais produtos estão disponíveis, bem como comparar os rendimentos de cada um deles.

É válido lembrar que, para realizar a comparação dos rendimentos das aplicações, além do CDI, a orientação de especialistas financeiros é verificar as outras características do investimento, como a cobrança de Imposto de Renda (IR) e o próprio risco da operação.

No caso do IR, o tributo varia entre 15% e 22,5%, conforme o período da aplicação. Sendo o maior percentual cobrado para aplicações de até 180 dias e o maior para aquelas com mais de 720 dias.

plugins premium WordPress