Pesquisa do PROCON em dez supermercados de Dourados aponta diferenças de preços de vários produtos

-

A Prefeitura Municipal de Dourados, por intermédio do PROCON – Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica em dez supermercados da cidade de Dourados, nos dois primeiros dias de outubro.

Segundo o diretor administrativo do PROCON Antônio Marques “nesta pesquisa, foram coletados preços de 28 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos” Os itens estão sendo divulgados nesta pesquisa.

Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro, onde a batata kg apresentou diferença de 121,78% entre o menor e o maior preço; a cebola Kg teve diferença de 174,58% entre o menor e o maior preço; e a farinha de mandioca 1 Kg teve diferença de 389,94%; o sal Kg teve diferença de 260,87%; já a dúzia de ovos apresentou diferença de 117,06%.

Foram encontrados quinze produtos com diferença superior a 100% entre os estabelecimentos com menor preço para o maior, como, por exemplo, a goiabada, o papel higiênico, o extrato de tomate e erva mate tereré. A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço nesta pesquisa é de 34,1%.

Em relação á pesquisa do mês de setembro de 2019 houve queda de 4,68% no valor global dos produtos. Sendo que a cebola apresentou queda de 41,32% e a batata abaixou 15,67%.

“O consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem: prazo de validade, composição e peso líquido do produto e maiores informações pelos telefones 3411-7754 e 151”, finalizou Antônio Marques.

plugins premium WordPress