Receita libera consulta ao 5º lote de restituição do IRPF 2017

-

Consulta pode ser feita pela internet, por telefone ou por aplicativo.(Marcos Santos/USP Imagens)

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (9), as consultas ao quinto lote de restituição de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017.  No total, serão pagos R$ 3 bilhões a 2,42 milhões de contribuintes em 16 de outubro. Além disso, esse lote também vai incluir restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.

Para consultar se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a pagina da Receita Federal na Internet, ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Na consulta à página, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones em que também é possível checar as declarações e a situação cadastral do CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o resgate dos valores não seja realizado nesse período, o contribuinte deve requerer pela internet ou diretamente no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

plugins premium WordPress