Sanesul é destaque em seminário sobre Parceria Público-Privada e contrato de concessão

-

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior, participou na tarde desta quarta-feira (17), do ‘1º Seminário Contratos de Concessão e PPP em Saneamento Básico à Luz do Marco do Saneamento’, em Campo Grande.

Promovido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o evento trouxe a Capital expoentes nacionais especializados no setor para transmitirem suas experiências. 

A concessionária dos serviços de água e esgoto em 68 municípios de Mato Grosso do Sul foi foco dos discursos de importantes personalidades na abertura do avento que lotou o auditório do Novotel, na capital.

O coro dos elogios foi puxado nada mais nada menos que Maurício Portugal, momento que antecedeu o início de sua palestra, um dos redatores do projeto de lei de PPP que deu origem à lei federal nº 11.079/04 do Novo Marco Legal do Senamento.

“O marco das telecomunicações foi feito em 2002, mas os serviços mais essenciais passamos há muito tempo derrapando. Felizmente, veio o Marco do Saneamento que estamos discutindo, e Mato Grosso do Sul tomou as providências para chegar ao objetivo comum que é a universalização do esgotamento sanitário”, exaltou.

Ainda referindo-se a gestão de excelência da Sanesul, Portugal disse que a posição da empresa demonstra que ‘os tempos estão mudados’ em relação ao setor do saneamento e o que foi feito pela diretoria tem de ser comemorado.

“Vocês estão super na frente, mas ainda há desafios”, ponderou o especialista, que iniciou a sua palestra falando sobre ‘concessões e PPPs definidas por sua estrutura econômica interna’.   

Antes disso, o presidente da Abes, Fernando Magalhães, agradeceu ao diretor-presidente da Sanesul pela recepção e disse que um momento como este de importantes debates sobre o tema só eleva ainda mais o conceito da associação que há 55 anos é referência nas discussões em torno da área de saneamento básico.

Além de enaltecer a importância da realização do evento em Campo Grande, Walter Carneiro Júnior disse que o seminário ocorre no momento em que o Marco do Saneamento entra em vigor e as companhias precisam se adequar.

“Nós estamos passando por um momento de construção contínua em que o Novo Marco entra em vigor e as companhias, sejam de natureza pública ou privada, estão tendo de se reinventar para poder se adequar a nova legislação”, disse.

Segundo ele, a Sanesul não tem se furtado, está sempre tentando evoluir por meio de um trabalho muito forte em parceria com o governo do Estado e as instituições.

Walter Carneiro Júnior destacou mais uma vez o fato de Mato Grosso do Sul  ter saído na frente a partir da aprovação da PPP com o Grupo Aegea visando o cumprimento da meta de universalização do esgotamento sanitário.

“Só que nossos desafios não param.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, o evento trouxe a Capital expoentes nacionais especializados no setor para transmitirem suas experiências.Saneamento é mercado e um fórum como este nos dá condições de evoluir, entender as regras, a legislação”, acrescentou o dirigente, ao agradecer a Abes pelo convite e ao presidente da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), Carlos Alberto Assis, por construir junto com a Sanesul ‘os entendimentos necessários para a evolução dos projetos elaborados em Mato Grosso do Sul nesse setor.

Também fizeram uso da palavra o Diretor de Relações Institucionais do Grupo Aegea, Paulo Antunes, e os presidentes da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Odilon de Oliveira Júnior, e da Agepan, Carlos Alberto Assis.

 O seminário contou com a mediação da diretora da ABES-SP, Juliana Almeida Dutra, autora de livro sobre saneamento e participação da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni, responsável por formatar e formalizar a parceria entre o governo e a iniciativa privada.

Além da Sanesul, o seminário teve o apoio do Grupo Aegea, Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul).

DESTAQUE NACIONAL

Mato Grosso do Sul é apontado como referência na modelagem de PPP, uma vez que o se antecipou ao Marco Regulatório, com o propósito de ser o primeiro estado a universalizar o saneamento básico no Brasil.

Com a PPP entre a Sanesul e o Grupo Aegea, que deu origem à empresa Ambiental MS Pantanal, mais 1,7 milhão de sul-mato-grossenses terão acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto até o final de 2031, totalizando 98% da população.

Recentemente, a Sanesul voltou as páginas de dois importantes órgãos de imprensa do País, a Revista IstoÉ e o jornal Valor Econômico.

No dia 5 de outubro, foi destaque no prêmio ‘As Melhores da Dinheiro 2021’, promovido pela Revista IstoÉ Dinheiro,  em reconhecimento aos grandes êxitos empresariais das maiores companhias que atuam no Brasil.

A companhia de saneamento de Mato Grosso do Sul também foi destaque no prêmio ‘Revista Valor 1000’, entre as mil maiores empresas do país”, conferido pelo jornal Valor Econômico.

plugins premium WordPress