Acadêmico da UNIGRAN é destaque em prova do Enade

-

O arquiteto João Paulo de Souza acertou mais de 95% das questões específicas do curso, no ano passado. (Foto: Divulgação)

O Enade foi estabelecido pelo Ministério da Educação – MEC – para avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Em 2018 a prova acontece neste domingo, 25 de novembro, e todos os concluintes dos cursos desse triênio participam da prova.

O arquiteto e urbanista João Paulo Geraldo de Souza concluiu o curso na UNIGRAN, no ano passado, e prestou a prova do Enade em 2017. Ele recebeu o resultado há pouco tempo: no componente específico fez 95,7% da prova, o que o garantiu com o segundo lugar no país. “Vinte e quatro mil alunos de Arquitetura e Urbanismo prestaram a prova no Brasil. Minha nota foi a segunda melhor, trouxemos resultado positivo para Mato Grosso do Sul, para Dourados, o que mostra que o curso tem tradição”, destaca.

Para João Paulo, a oportunidade de prestar o Enade era única, pois apenas um terço dos estudantes o fazem, tendo em vista o ciclo da mesma. E essa seria a oportunidade de retribuir ao curso e à UNIGRAN, portanto o seu objetivo era o de fazer a prova da melhor forma possível. “Tentei olhar como uma coisa positiva, então revi as provas anteriores, fiz, conferi o gabarito e as explicações”, menciona.

Outro fato importante para o arquiteto e que ele deixa como conselho para quem prestará a prova futuramente é o de que é preciso ter consciência que há um padrão de respostas, por vezes até ideológico, nas questões dissertativas. Assim, é necessário frieza e foco nas respostas: “é como um jogo, você precisa estabelecer as estratégias e encaixar suas resposta nesse contexto”.

O profissional ainda destaca que o resultado no Enade faz parte da sua formação profissional. “O que eu sei de Arquitetura veio da UNIGRAN, minha preocupação nunca foi nota, era aprender, então eu dou muito crédito para a faculdade. Não chutei nada, eu realmente sabia fazer a prova”, garantiu o estudante.

Em 2018, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo. Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

plugins premium WordPress