Acadêmicos das Engenharias Civil e Mecânica expõem trabalhos de Linguagem e Argumentação

-

Trabalhos foram expostos e apresentados na UNIGRAN. (Foto: Divulgação)

Uma aula diferente. Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica da UNIGRAN tiveram uma atividade diferente das costumeiras, envolvendo números, equações e cálculos geométricos. Proposta pela professora Julyana Moreira da Silva que ministra a disciplina de Linguagem e Argumentação, os estudantes se dividiram em grupos e apresentaram de forma simples e objetiva, explicações sobre mais diversos temas da antiguidade. A pesquisa foi feita a partir de vídeos documentários, apresentados na série “Construindo um Império” do canal por assinatura History Channel.

Os alunos, de acordo com a professora, tiveram oportunidade de pesquisar sobre a cultura daquela época e então fazer uma ponte entre o passado e o presente, na área da Engenharia. “Eles observaram que muitas técnicas utilizadas hoje nas engenharias, vêm desses impérios e que nada é aleatório e que a construção de uma nação ela depende do que as outras nações fizeram antes dela”, afirma.

Ainda segundo Julyana, uma das situações mais complexas no mundo acadêmico não só na área de exatas, mas nos mais diversos cursos, é produzir textos de qualidade. “Com esse trabalho, eu pude trazer para nossos alunos uma forma tranquila de estudar temas que envolvem as exatas, engenharia, números e cálculos, mas focando principalmente na linguagem. A comunicação e a interpretação são fundamentais em qualquer área e é importante para eles terem base também em como se comunicar”, enfatiza.

A preparação para apresentar o trabalho levou os acadêmicos estudarem sobre o assunto, ler e assistir sobre o tema proposto. “O assunto é bem complexo e, apesar de envolver totalmente a engenharia, tivemos que estudar muito, fazer várias pesquisas na internet, além, é claro, de assistir o documentário proposto pela professora. A experiência foi super valiosa”, destaca a estudante Adna Rabello, acadêmica do 1º semestre de Engenharia Mecânica da UNIGRAN.

plugins premium WordPress