Acadêmicos participam de congresso sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho

-

Congresso contou com renomados pesquisadores e profissionais da área. (Foto: Divulgação)

O VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho – CBPOT – foi realizado na Pontifícia Universidade Católica – PUC – de Goiás. Dez acadêmicos do curso de Psicologia da UNIGRAN, coordenados pela professora Letícia Silva, participaram do evento que abordou diversos temáticas dentro da linha da Psicologia Organizacional e do Trabalho – POT.

Referência na área por agregar renomados pesquisadores e profissionais do Brasil e do mundo, o CBPOT debate questões amplas que habilitem pesquisadores, professores, profissionais e estudantes a responder às mudanças globais e seus impactos no mundo do trabalho, com o intuito de abordar temas emergentes e inovadores.

De acordo com Letícia, eventos como esse são de extrema importância não só para o corpo docente do curso, mas também para os estudantes, uma vez que além de poder ver a apresentação de trabalhos com diversos conteúdos dentro do tema, também existe a possibilidade de encontrar profissionais renomados, pesquisadores de todo o país.

“É sempre maravilhoso poder participar de um congresso nacional. Eu mesma colaborei apresentando dois relatos da experiência de estágio em duas empresas de ramos diferentes. Uma delas abordou o trabalho do psicólogo organizacional através do trabalho em grupo e o enfoque do outro foram pesquisas, diagnósticos e treinamento no desenvolvimento das pessoas”, diz Silva.

A Psicologia Organizacional e do Trabalho nada mais é do que o estudo do fator humano na organização e compreende, além disso, condições organizacionais e do trabalho que auxiliam na criação de um clima propício para que os colaboradores atinjam metas, não apenas de trabalho mas também de desenvolvimento pessoal.

Mariana Martins Silva tem 22 anos e é acadêmica do 8º semestre de Psicologia a UNIGRAN, para ela é importante buscar aprendizado também fora do universo da sala de aula. “Essa é a primeira vez que participo de um congresso nacional de Psicologia, já havia participado de outros, mas regionais. Esse particularmente foi inspirador, eu acredito existirem poucas coisas mais motivantes que a oportunidade de ver, ouvir e conversar ao vivo e em cores, com grandes mestres que estudo na graduação. Com certeza um divisor de águas nessa reta final do meu curso”, disse a estudante.

Entre as coisas mais importantes dessa experiência, a professora Letícia salienta o quão gratificante foi ver o empenho de cada um dos alunos que foi até o congresso, de participar do evento. “Essa experiência, com certeza, todos vão levar para a vida profissional. Com certeza estar em um evento como o que fomos em Goiânia é de uma bagagem infinita de conhecimento, inclusive para mim como profissional da área e também professora, para me manter informada e atualizada”, finaliza.

Mas atividades como essa também direcionam futuros profissionais com relação à área a ser seguida dentro da Psicologia, além de também direcionar temas de estudo de mestrado. Foi assim com a estudante Cristiane Carvalho, 33, acadêmica do 6º semestre. “Além de contribuir para minha formação, a partir do Congresso consegui definir a minha tese de mestrado, potencializando conhecimentos já adquiridos na minha graduação aqui na UNIGRAN”, enfatiza.

plugins premium WordPress