Rádio Rooster
Professor Anderson Nunes opera Rádio Rooster. (Foto: Divulgação)

Apresentar ao acadêmico as realidades do mercado, seja ele global ou local. Este foi o objetivo principal do projeto da Rádio ROOSTER – Webrádio Experimental da disciplina de Rádio e TV I do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN. Durante o último bimestre do 4º semestre, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática todas as etapas do desenvolvimento de uma campanha publicitária para rádio, fortalecendo a proposta do curso de entregar ao mercado profissionais qualificados e preparados. Desde o briefing à veiculação, etapas como análise de público-alvo, adequação à programação, contexto de conteúdo e produção sonora, fizeram parte deste processo.

A ideia foi proposta aos estudantes como um trabalho da disciplina, sendo avaliado técnica e teoricamente pelo professor da disciplina, Anderson Nunes, e o resultado foi exposto a profissionais experientes de emissoras do estado que deram o seu crivo com relação à qualidade de distribuição e produção. Ao final da análise, enalteceram a criatividade dos alunos e a plena capacidade de atenderem às demandas do mercado publicitário radiofônico.

Como clientes, os acadêmicos receberam alguns dos cursos da UNIGRAN, definidos através de sorteio, e um direcionamento financeiro fictício com limites diversificados para cada cliente, estimulando-os a promover um bom planejamento, otimizando a campanha e valorizando o aporte do cliente. “Eles colocaram em prática o que aprenderam no conteúdo teórico, escolhendo os programas em que fariam as inserções, produzindo as peças e estruturando um sound branding para o cliente. Tiveram que contornar dificuldades como concorrência, limite de gastos, respeito às normativas de veiculação e limitações de produção. No final, os resultados superaram as expectativas com peças bem elaboradas e adequadas, uma distribuição condizente com a realidade de cada cliente e explorando grande parte dos recursos tecnológicos que uma emissora de rádio pode proporcionar, não só na questão sonora”, explica Anderson Nunes.

O professor destaca ainda, que alguns alunos expuseram o interesse em manter podcasts sobre assuntos variados da publicidade, mesmo com a conclusão das aulas da disciplina.

Rádio ROOSTER

A Rádio ROOSTER – “galo” em inglês – teve sua programação estruturada exatamente como uma emissora local, em grade de conteúdo e música, transmitindo 24h através do site radiorooster.com.br e, além de presente nas principais mídias sociais, foi selecionada como emissora integrante do maior diretório de rádios do Brasil, o Radios.NET, figurando como destaque regional no aplicativo oficial, alcançando um expressivo número de ouvintes em pouco tempo.

A rádio continua com a sua programação ativa no site radiorooster.com.br, que continuamente será atualizado com informações do curso, novas músicas e conteúdo relevante ao universo da Publicidade e Propaganda.