Alunos de Nova Andradina visitam UEMS de Dourados

-

Nessa semana, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebeu a visita de 32 estudantes do ensino médio e 5 docentes da Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina. O objetivo da visita foi possibilitar a aproximação deles com o ambiente universitário e apresentar a estrutura da Universidade nas diversas áreas do ensino.

Para a professora de biologia da Escola, Karina Back Militão Miliato, esse é um momento de indecisão, então o aluno precisa de estímulos. “Se deixarmos, o aluno não virá aqui sozinho, precisamos incentivá-los, esse foi o intuito da visita. É importante que eles conheçam esse ‘mundo’, que queiram fazer uma graduação. Para isso é importante que saibam como é o funcionamento de uma universidade”, explica.

Os estudantes receberam informações sobre os programas da assistência estudantil, e orientações sobre as possibilidades de bolsas que a universidade oferece para iniciar os acadêmicos na pesquisa. Atualmente, as áreas mais pesquisadas na UEMS seguem a ordem: em 1º as agrárias, 2º as exatas e da terra, 3º as ciências sociais aplicadas e ciências humanas, em 4° letras e em 5° lugar a área da saúde. Muitos dos alunos têm o auxílio da bolsa de iniciação científica da UEMS ou em parceria com o CNPq.

A aluna do 2° ano do ensino médio, Gabriela Mendes Brito de Queiroz, diz que essa é uma oportunidade de aprender mais sobre a atuação profissional, tanto no mercado de trabalho quanto na pesquisa. “É bom que a gente conhece o que cada profissional pode fazer, aprende mais sobre os cursos. A visita nos ajuda nesse momento de escolhas”, comenta.

Além dos laboratórios, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Planetário da UEMS, espaço que explora de maneira lúdica, termos científicos e conceitos simples, como forma alternativa, para através do céu, identificar os astros e suas posições, bem como as horas da noite e estações do ano.

Laboratórios visitados:

Laboratório de Enfermagem

Laboratório de Biologia: Zoobotânica

Laboratórios de Turismo: Cientur – Laboratório de Ciências do Turismo; e Lapbotan – Laboratório de Planejamento e Organização do Turismo em ambientes naturais.

Laboratórios do CINAN: Ecologia; Espectroscopia e Fototérmica; Química Ambiental e o Planetário.

plugins premium WordPress