Biblioteca Central da UFGD realiza campanha pela preservação dos livros

-

Em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Central da UFGD está promovendo uma campanha para estimular o cuidado no manuseio das obras, com o intuito de preservar e conservar o acervo bibliográfico. A ideia é levar os usuários a uma reflexão sobre o dever social no trato e no cuidado com o patrimônio público e coletivo.

No local podem ser encontrados cartazes e marca-páginas que têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre a preservação do livro e o bom uso do espaço da Biblioteca. Neste ano, a campanha é baseada no Estado da Arte na aquisição do conhecimento, sendo simbolizada por três grandes nomes das artes plásticas: Tarsila do Amaral, com a obra “Abaporu”, Renoir, com “Luncheon of the boating party”, e Van Gogh, com “Starry night”.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Central, Erondina Alves da Silva, os livros, pelo uso constante, já sofrem um desgaste natural, demonstrando, assim, que estão sendo bastante utilizados, o que é bom. No entanto, muitos têm sido propositadamente avariados, com páginas arrancadas, sublinhados, entre outros danos.

A Biblioteca Central possui uma Seção de Restauração e Preservação, onde são adotadas medidas preventivas para prolongar a longevidade dos livros, mas é ideal que todos os frequentadores do espaço evitem atitudes como as já citadas, para que os livros e periódicos durem mais tempo e possam ser consultados pelo máximo de pessoas.

Além do material de campanha impresso, quem visitar a Biblioteca por esses dias poderá ver uma pequena exposição de livros danificados, com mensagens que estimulam cuidados, e terá acesso a folders sobre “Espaços e serviços oferecidos” e “Guia Rápido do Usuário”, que informa como realizar buscar no sistema, localizar livros nas estantes e o quantitativo de obras a serem emprestadas.

plugins premium WordPress