Campanha Setembro Amarelo em Prol da Vida aborda a prevenção e promoção da vida em tempos de pandemia

-

Meses após a descoberta da Covid-19, a humanidade se depara com um problema que costuma ficar à margem dos debates sobre epidemias e grandes crises econômicas: os impactos à saúde mental. E, pensando nisso, a Campanha Setembro Amarelo em Prol da Vida, que é realizada pelo curso de Psicologia da UNIGRAN desde 2016 em Dourados, tem como principal abordagem neste ano a prevenção e a promoção da vida em tempos de pandemia.

O objetivo, conforme a coordenadora do curso, Ticiana Araujo da Silva, é levar informações aos acadêmicos e à comunidade em geral sobre a prevenção ao suicídio e promoção à vida em meio à Covid-19. “O intuito é sensibilizar a população sobre os riscos potenciais em relação ao suicídio. Buscamos alcançar as pessoas que estão em estágio de sofrimento e levar algumas soluções no sentido da vida, da esperança e das possibilidades de sair desta condição”, menciona.

Ticiana ressalta que, neste ano, o mundo todo está vivenciando uma situação única com a pandemia. “Vamos trazer uma discussão acerca deste tema porque, diante desta situação de isolamento social, a população que já estava em sofrimento, acaba sofrendo ainda mais”, disse.

Durante o mês de setembro serão realizadas diversas atividades em plataforma on-line como a ação social #LigaçãoDeAMOR, ciclo de palestras e roda de conversa interativa. A campanha #LigaçãoDeAmor acontece por meio do envio de arquivos de vídeos pelos acadêmicos com temas voltados para a promoção de vida e apoio afetivo à comunidade.

No dia 25 acontecerá o ciclo de palestras, nos períodos matutino e noturno, de forma on-line, com a presença da psicóloga Luciana Zombini Handa que abordará o tema ‘Prevenção e Posvenção ao Suicídio em tempos de Pandemia’ e do psicólogo Thiago Bloss de Araújo, que tratará a temática ‘Violência e Suicídio: Uma Compreensão a partir da Psicologia Social Crítica’.

Já no dia 26 terá uma Roda de Conversa Interativa pela plataforma Google Meet, com a presença do acadêmico do 10º semestre Sandro de Toledo. Será um momento de bate-papo com apresentação de experiências práticas, disponibilização de materiais e soluções de dúvidas dos estudantes acerca do manejo de suicídio.

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas junto aos integrantes da Comissão Setembro Amarelo, por meio dos telefones (67) 99676-1620, 99208-7874 ou 99617-2330.

plugins premium WordPress