Central de Matrículas intensifica trabalho para volta às aulas em Dourados, no dia 18

-

Toda a rede está sendo preparada para receber os alunos. (Foto: Cido Frota)

Na semana que antecede a volta às aulas, a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação atua de forma intensa para organizar a demanda de alunos nas escolas municipais, centros de educação infantis municipais e instituições conveniadas. A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed, direciona para que os alunos tenham acesso ao ensino de qualidade, em unidades próximas a suas residências, conforme as possibilidades existentes.

Dados da Semed apontam que quase 19 mil alunos já confirmaram matrícula na Reme. Nos Ceim’s, esse número chega a 5.423.

Hilda Aparecida de Souza, da Central de Matrículas, cita que tanto nas escolas como nos centros infantis existem pais ou responsáveis que já tiveram a vaga ‘sinalizada’ e que ainda não efetuaram a confirmação da matrícula, procedimento necessário antes do início das aulas.

Em algumas unidades de ensino, as vagas já cessaram. Hilda destaca que os pais ou responsáveis que não fizeram as matrículas dentro dos prazos anteriormente estabelecidos e querem vagas, devem procurar a Central para os encaminhamentos possíveis.

“Quem ainda precisa da vaga, deve nos procurar e vamos encaminhar conforme as unidades que ainda podem receber esses alunos”, disse.

A educação infantil conta com uma lista de espera e as instituições conveniadas para esse atendimento vão atender essa demanda.

Hilda explica que apesar de ainda existir déficit, a gestão municipal ampliou o atendimento com as conveniadas e além das matrículas já confirmadas (5.423), a Semed encaminhará nos próximos dias, mais de mil crianças para serem atendidas nas oito unidades parceiras já definidas e divulgadas em Diário Oficial.

MAIS VAGAS

O secretário de Educação, Upiran Gonçalves, destaca que todos os preparativos para recepcionar os alunos no dia 18 de fevereiro estão ocorrendo e sendo acompanhados de perto pela prefeita Délia Razuk.

Com gestão e trabalho foi possível, segundo ele, ampliar as vagas na Educação Infantil, com a operacionalização de novas unidades de Ceim no Jardim Colibri e no Idelfonso Pedroso, investindo também nas conveniadas.

“Conseguimos minimizar essa situação e continuamos trabalhando para atender a demanda existente”, disse.

Outro ponto destacado pelo secretário é quanto aos pais ou responsáveis que tiveram as vagas designadas ainda não efetuaram a confirmação das matrículas. O dia 15 é o prazo limite para buscarem a Central de Matrículas e os que não o fizerem podem perder a vaga, a qual será posteriormente fornecida a pais/responsáveis que aguardam vagas.

A Prefeitura já encaminhou a compra de uniformes e kits escolares. Conforme o secretário, a entrega destes é prevista para ocorrer em março.

plugins premium WordPress