A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROEC, possibilita que o acadêmico vivencie a realidade da sua profissão por meio da extensão universitária, responsável pela relação da universidade com a sociedade em geral. No Brasil, a extensão é um dos pilares do ensino superior, juntamente com o ensino e a pesquisa.
O objetivo da extensão é fazer com que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa transforme a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos. As ações de extensão em desenvolvimento na UEMS, por unidade universitária, perfazem um total de 216 ações, com um público diretamente atingido de 462.640 pessoas e indiretamente de 1.023.241, com a participação de 570 docentes e 724 discentes.
De acordo com o pró-reitor da PROEC, Edmilson de Souza, “quando o aluno faz extensão, o horizonte dele se expande. No momento que ele entra em contato com a população, lida com a realidade. Extensão não é algo complementar, mas sim, essencial na formação acadêmica”, explica.
Um exemplo de sucesso dos benefícios da extensão universitária é o caso do acadêmico de Engenharia Física, Evandro Alves de Souza, que participou por 11 meses do Projeto Saturno: Astronomia. O objetivo era oferecer à toda população, a observação de diferentes constelações e de expor aos visitantes seções de imagens obtidas pela NASA com o intuito de discutir com a população as estruturas que existem para além da vista humana e, também, as contribuições da tecnologia para a Astronomia.
De acordo com Evandro, “o projeto de extensão traz para os bolsistas, meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, fazendo com que o nosso conhecimento enriqueça cada vez mais durante a nossa formação”, comenta.
Áreas temáticas
As áreas temáticas da extensão universitária na UEMS são comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. Dentro dessas temáticas, o acadêmico pode propor um programa, projeto ou evento que possa de contribuir com a comunidade externa.
A PROEC mantém Projetos de Extensão diversos, entre eles, a Casa da Cultura UEMS, em que são oferecidas atividades e projetos de cunho artístico-cultural à população acadêmica e comunidade em geral; o projeto denominado Fênix – Incubadora de Empresas da UEMS, onde o empreendedor/pesquisador dispõe de apoio logístico, administrativo e completa assessoria para desenvolvimento de negócios, entre outros.