Clínica  da UNIGRAN é a única que atende animais silvestres na região da Grande Dourados  

-

Onça-parda que apareceu na área urbana de Dourados no ano passado foi um dos animais silvestres atendidos pela UNIGRAN. ( Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros mais contemplados pela natureza. É considerado um dos ecossistemas mais ricos do mundo no que diz respeito à diversidade de espécies animais, abrigando cerca de 5.195, graças ao clima tropical e a vegetação formada pelo cerrado, Pantanal e pela floresta tropical, que envolve mais de 3.911 espécies botânicas.

Mas toda essa riqueza natural favorece também ações e crimes que ameaçam a sua própria existência, como principalmente o atropelamento de animais nas estradas, o tráfico e ainda maus tratos. O MS é rota para passagem do tráfico de animais e a maioria das apreensões vem da nossa região.

Em MS, o resgate e a captura de animais silvestres são feitas pela PMA – Polícia Militar Ambiental, que é o órgão responsável por encaminhá-los para o atendimento veterinário emergencial, para posteriormente, serem reabilitados pelo CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, localizado na capital, e então serem devolvidos ao seu habitat natural.

Na região da Grande Dourados, formada por 30 municípios, o único local que realiza o atendimento de animais silvestres é a Clínica Veterinária UNIGRAN, resultado de um convênio firmado entre a Instituição e a PMA há mais de 10 anos.

“O convênio com a UNIGRAN é fundamental para a preservação da vida desses animais, por isso, é imprescindível para o nosso trabalho na região da Grande Dourados. Com isso, nós garantimos o atendimento rápido e adequado aos animais, considerando que se não fosse a Clínica Veterinária, esses animais teriam que ser atendidos em Campo Grande e a distância, além de tornar o transporte inviável, comprometeria o atendimento, pois muitos animais não resistiriam a viagem. Graças a UNIGRAN nós podemos dar mais dignidade e esperança de sobrevivência para os animais da região”, explica o capitão Matheus Taniguchi, comandante do 4º Pelotão da 1º Companhia da PMA de Dourados.

Além de contribuir com o salvamento e a preservação da vida dos animais silvestres, o convênio proporciona também uma formação diferenciada aos acadêmicos de Medicina Veterinária da UNIGRAN, que adquirem experiência em cada atendimento realizado pelos profissionais do hospital, além de terem o contato com diversas espécies o que garante uma formação completa para atuar em todas as áreas.

Ainda, essa parceria revela o compromisso da UNIGRAN com a biodiversidade do Mato Grosso do Sul, pois é a única clínica veterinária particular a oferecer os atendimentos emergenciais de forma gratuita a esses animais.

Veterinária na UNIGRAN

Na UNIGRAN, os futuros médicos veterinários têm à disposição uma ampla e completa clínica veterinária, com 840m², que junto com a Fazenda Escola, com 520 hectares, proporcionam toda e qualquer espécie de desenvolvendo das práticas veterinárias. Além disso, possui laboratórios de análises clínicas; de doenças infecciosas e parasitárias; anatomia patológica; fisiopatologia; reprodução; diagnóstico por imagem e odontologia veterinária.

Thiago Leite Fraga, coordenador do curso, destaca a qualidade da estrutura e as residências oferecidas pela UNIGRAN. “Além dos laboratórios, o Hospital Veterinário, que atende cerca de seis mil animais por ano, e a fazenda escola, que disponibiliza uma grande área para a realização de projetos de pesquisa e extensão, outro diferencial do nosso curso é o programa de residências, que além de atuar nas áreas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica de pequenos animais, vai iniciar este ano mais um na área de Patologia Clínica. Ou seja, todos esses investimentos garantem os subsídios necessários para que os futuros profissionais ingressem no mercado de trabalho e tenham destaque na carreira”, aponta.

Vestibular 2019

O curso de Medicina Veterinária da UNIGRAN tem duração de dez semestres e é oferecido no período integral. Para ingresso em 2019, a UNIGRAN oferece vagas por meio do Vestibular que pode ser agendando no site www.vestibularunigran.com.br, ou ainda com nota do Enem ou como portador de diploma. Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo telefone (67) 3411 4313 ou (67) 9 9222-5948 (WhatsApp). Mais informações podem ser obtidas também no link www.unigran.br/curso/20.

plugins premium WordPress