Começam aulas de forma remota na UFGD

-

Começam nesta segunda-feira, 3 de agosto, as aulas de todos os cursos de graduação e de pós-graduação da UFGD em forma de ensino remoto, conforme Portaria nº 367 de 29 de julho e as recomendações das autoridades de saúde e órgãos reguladores, para manter o distanciamento social.

A Universidade adotou o Regime Acadêmico Emergencial (RAE), uma metodologia que evita a exclusão digital, já que ela não depende obrigatoriamente do uso da Internet e de suas ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento dos componentes curriculares e práticas pedagógicas.

O RAE tem um calendário próprio dividido em quatro módulos de 25 dias cada, onde o discente poderá cursar até três componentes curriculares, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares.O regime privilegia a organização de um plano de trabalho com suas unidades de ensino sequenciadas, ou seja, o docente escolhe estratégias e recursos que assegurem desenvolvimento dos conteúdos curriculares e suas avaliações processuais e finais, sem depender obrigatoriamente da Internet e suas ferramentas tecnológicas.

Além disso, o RAE assegura flexibilidade pedagógica ao trabalho do docente, podendo o mesmo adotar estratégias e recursos diversificados, levando-se em consideração as características e perfis dos discentes matriculados em sua disciplina, desde que não estimulem a exclusão digital e a evasão.

O aluno que não tiver condições ou não conseguir acompanhar o Regime Acadêmico Emergencial poderá solicitar o cancelamento de matrícula até 15 dias depois do início do período. Na pós-graduação, o discente matriculado poderá realizar o trancamento de disciplinas que estejam sendo cursadas antes de completar 50% da carga horária total, não havendo nenhum prejuízo para seu processo formativo.Informações e dúvidas pelo e-mail: prograd@ufgd.edu.br (graduação) ou propp@ufgd.edu.br (pós-graduação).

LABORATÓRIOS PARA AUXÍLIO

Acadêmicos da UFGD que tiverem com dificuldade de acesso à internet para consultar ou realizar atividades do Regime Acadêmico Emergencial (RAE) poderão contar com apoio presencial.  A UFGD está disponibilizando dois laboratórios de informática na Unidade 1, prédio da Reitoria (Av. João Rosa Góes, número 1761), próximo ao Parque dos Ipês, com adoção de todos os protocolos de Biossegurança e distanciamento social.

Só poderão entrar nas salas de laboratório os estudantes que estiverem usando máscara.Os estudantes deverão agendar o uso da sala de laboratório com no mínimo 24 horas de antecedência, através do email: prograd.cursos@ufgd.edu.br.

Na solicitação, o estudante deve informar seu nome completo, RGA, curso, dia e horário de utilização dos computadores. O acesso aos laboratórios de informática será pela porta lateral da Unidade I, entrada do Cineauditório.

plugins premium WordPress