Comissão de Educação pede audiência, contratação de auxiliares e professores coordenadores

-

Elias Ishy durante reunião com a Comissão de Educação.
(Foto: Assessoria)

A Comissão de Educação se reuniu na manhã desta terça-feira, 18, na Câmara de Dourados para debater três pautas: difícil acesso, professor (a) coordenador (a) e auxiliar na educação infantil. Segundo o presidente, vereador Elias Ishy (PT), há dificuldades em todos os pontos, com condições de trabalho desumanas, prejuízos econômicos e sociais, por isso os parlamentares estão em busca de alternativas junto à prefeitura.

Ishy, juntamente com o vice-presidente Idenor Machado (PSDB) e o membro Silas Zanata (Cidadania), elaboraram três ofícios que pedem que seja feita a contratação de um/a auxiliar por sala da educação infantil, a contratação de dez professores coordenadores aprovados e que aguardam a chamada do concurso e uma audiência para discutir o retorno do pagamento de difícil acesso aos profissionais da educação que são moradores dos Distritos.

A Comissão, após se reunir com vários profissionais da área, suas representações e com representantes da comunidade, enviou o documentos sobre auxiliares baseada na deliberação do COMED nº80, de 16 de fevereiro de 2014, Art. 12, onde diz: “§ 1º. Em qualquer faixa etária as funções de educar e cuidar deverão ser exercidas pelo professor, acompanhado por um auxiliar em período integral”.

O vereador Ishy fez menção ao artigo do COMED. “Se sabe do risco que há um professor cuidar sozinho de oito bebês, por exemplo. É uma responsabilidade do Governo Municipal. Se acontecer algum acidente, o professor vai responder criminalmente”, alerta. De acordo com o parlamentar é preciso planejamento. Com relação aos professores coordenadores, a Comissão afirma que este pleito se deve às vagas abertas por profissionais que foram chamados a ocupar estes cargos e que declinaram deste direito. Conforme a legislação vigente, nestes casos, deve-se chamar imediatamente o próximo profissional que aguarda na lista do concurso.

Os ofícios foram encaminhados à prefeita, Delia Razuk (PTB), se estendendo a Secretaria de Educação, Procuradoria Geral do Município, a Secretaria de Governo, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Fazenda.  Lembrando que na sexta-feira também está agendada uma reunião pública com o secretário de educação, a princípio às 15h, em busca de explicações.

plugins premium WordPress