Compromissada com a excelência do ensino, UNIGRAN realiza ADI 2019

-

Visando a excelência do ensino, a UNIGRAN tem criado e implantado programas inovadores, como a ADI. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, 19, a UNIGRAN realizou a edição deste ano da Avaliação de Desenvolvimento Integrada – ADI – com os acadêmicos de todos os cursos. A avaliação objetiva mensurar a qualidade dos cursos, melhorar o desempenho acadêmico e auxiliar os docentes na tomada de decisões.

Reconhecida como um ótimo instrumento de Avaliação Institucional por especialistas do Ensino Superior, a ADI é uma ferramenta que garante cada vez mais eficiência na formação acadêmica.

Maria Alice de Mello Fernandes, Pró-reitora de Ensino e Extensão, explicou que o objetivo principal da ADI é qualificar o ensino. “A UNIGRAN é pioneira em buscar estratégias e metodologias que fortaleçam o aprendizado do aluno, qualificando o ensino e alcançando resultados efetivos. E com a ADI, temos uma indicação precisa e confiável da viabilidade das ações institucionais, além de termos uma noção de como está o ensino. Outro ponto importante é que ela aponta nossas potencialidades e principalmente se há alguma fragilidade. Ao constatar uma, vamos desenvolver ações para solucioná-la e também diminuir possíveis dificuldades em um ou outro ponto, principalmente naqueles conteúdos que são essenciais para que o nosso aluno se torne um bom profissional”, destacou.

Apontou ainda que a prova tem a capacidade de diagnosticar o desempenho de cada aluno durante todo o curso.  “Na ADI, é medida a evolução dos acadêmicos por uma média ponderada que nos possibilita monitorar os níveis de aprendizagem, desde o primeiro ao último ano de formação. Tudo isso porque queremos que eles saiam mais preparados possível para o mercado de trabalho”.

A ADI envolve conhecimentos gerais e específicos da área de formação do estudante, sendo composta por questões de múltipla escolha e dissertativas. O índice de acerto esperado é gradual, de acordo com cada semestre do curso. Os acadêmicos recebem uma pontuação, conforme a média ponderada de sua turma.

A acadêmica do 7º semestre de Direito, Ana Caroline de Souza Mendes, sabe dos benefícios da avaliação e acompanha seus resultados. “A ADI é muito importante para que os alunos percebam o próprio desenvolvimento durante a graduação. Faço questão de acompanhar meu desempenho para ver o quanto estou evoluindo ao longo dos semestres. Com essas e outras atividades, vejo a preocupação da Instituição em oferecer o melhor para os alunos e o quanto ela busca cada vez mais a qualidade do ensino. Me sinto privilegiada por estudar na UNIGRAN”, apontou.

Já a estudante Sani da Silva Farias, do 9º semestre de Psicologia, mencionou que a prova também contribui na formação integral dos alunos. “Além dos objetivos institucionais e do monitoramento do desempenho de cada aluno, a ADI é muito importante porque resgata conteúdos ensinados nos primeiros semestres, auxiliando no aprendizado integral dos conteúdos específicos desses futuros profissionais”, destacou.

Ainda por meio da ADI, os professores e coordenadores formulam as disciplinas e aprimoram o ensino. Trata-se de um mecanismo que permite a UNIGRAN aprimorar e adequar as metodologias de ensino.

Sempre preocupada com a qualidade, além da ADI, a UNIGRAN tem realizado diversas atividades voltadas ao aprimoramento metodológico e didático, buscando a excelência contínua, como palestras e cursos ministrados por profissionais renomados para ajudar a preparar melhor os professores e ainda apresentar metodologias dinâmicas, que permitem mais interação e participação dos alunos.

plugins premium WordPress