Em Feira das Profissões, estudantes do Ensino Médio têm primeiro contato com a graduação

-

Estudantes de, aproximadamente, 150 escolas visitam a Feira das Profissões da UNIGRAN. (Foto: Divulgação)

Diferentes áreas de atuação, mercado de trabalho, vivência acadêmica, orientação profissional e muitas outras atividades foram destaques da Feira das Profissões da UNIGRAN 2019. Acadêmicos e professores de todos os cursos da Instituição se reúnem para apresentar as profissões e a infraestrutura aos estudantes do Ensino Médio.

A Feira recebe anualmente alunos de, aproximadamente, 150 escolas, vindos de cerca de 40 cidades do estado. Como é o caso dos alunos do 3º ano da Escola Estadual Prof. Joaquim Alfredo Soares Vianna, de Caarapó, Cleiton Teixeira Insfran e Andres Júnior Matos Gaona, ambos têm 16 anos e conhecerem o curso de Agronomia. Para Cleiton, a visita mostra muito bem o que é uma universidade. “Na escola temos outra visão, pensamos que é um ‘bicho de sete cabeças’ e ter contato direto com os estudantes e professores da universidade muda muito a concepção que a gente tem do que é uma universidade em si. Eu achei muito bacana. Adorei a UNIGRAN, a estrutura, o suporte que tem, principalmente de ferramentas que os acadêmicos conseguem usar”, disse.

Andres já almeja a tão sonhada graduação em Agronomia no ano que vem na UNIGRAN. O estudante do Ensino Médio já veio outra vez na Feira, mas agora está no momento decisivo da escolha profissional. “A visita é muito interessante, pois já fui conhecer direto o curso que eu queria e pude saber mais um pouco da Agronomia, as matérias de estudo, os equipamentos utilizados, a estrutura que a Instituição proporciona para os alunos, e ter a certeza de que é isso mesmo o que eu quero”, enfatiza.

Já Valdete Andrade Silva Souza, aluna do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados – Ceeja de Dourados, já tinha o desejo de cursar Pedagogia, com a Feira, ela teve certeza de sua escolha. “Cursar Pedagogia já era algo que estava queimando em meu coração. Na visita conhecemos um cenário e personagens do Sítio do Pica Pau Amarelos muito simpáticos, materiais específicos dos trabalhos com crianças indígenas, crianças especiais, tudo que envolve a área de atuação. Gostei do curso e da recepção dos acadêmicos e professores. Não conhecia a estrutura da UNIGRAN. E a Feira é muito interessante porque nos ajuda a ter certeza do que queremos, às vezes ficamos em dúvida: será que é isso mesmo que queremos? Ano que vem quero cursar Pedagogia, eu amo crianças”, ressalta.

Para os professores das escolas que acompanham os alunos, sempre tem um momento de descontração e relaxamento na ‘Área Vip’. Karla de Oliveira Munarin, professora de Química e Biologia do Ceeja, trouxe os alunos e aproveitou o momento para descansar. “A Feira é muito importante para os alunos, porque nesta época estão muito indecisos, têm algumas dúvidas, geralmente ficam entre dois e três cursos e, quando vem na Instituição, eles têm mais informações, conhecem os espaços e os cursos. Ainda mais que a maioria já é adulto, então já têm uma vontade maior de entrar no curso superior porque sabem da dificuldade que é não ter uma graduação”, destaca.

Vestibular 2020

A UNIGRAN já está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020. A prova tradicional acontece no dia 26 de outubro, às 14h. São 25 cursos na modalidade presencial, além dos cursos semipresenciais e a distância. Mais informações no site www.vestibularunigran.com.br.

plugins premium WordPress