Engenharia Civil da UNIGRAN realiza XII Semana Acadêmica e discute sobre o BIM

-

A XII Semana Acadêmica de Engenharia Civil trouxe centenas de acadêmicos à UNIGRAN para dialogar sobre o tema ‘O BIM no mundo da Engenharia’. Diversos profissionais falaram aos alunos, proporcionando troca de conhecimento e interação.

O coordenador do curso, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, reforçou que é de extrema importância para o acadêmico participar das jornadas, para que ele possa ampliar a sua visão sobre a profissão que deseja seguir. “A importância da semana é essa interação do profissional atuante na área com o acadêmico. Assim nós fazemos integração entre a academia e a vida profissional”, comentou.

Ele ainda explicou que, além do BIM, o evento abordou a segurança no trânsito, já que a jornada foi realizada em maio, mês de conscientização sobre acidentes de trânsito. Para isso, a engenheira civil Tainá Bittencourt foi convidada para ministrar palestra com o tema ‘Sistemas Seguros e Visão Zero: Conceitos e Iniciativas para Cidades Mais Ativas e Humanas’.

“Eu falei sobre como a gente pode construir cidades humanas, cidades mais acessíveis para as pessoas”, destacou Tainá. “Estamos neste espaço com acadêmicos, futuros engenheiros, porque eles vão projetar as vias do futuro. Alguns deles vão fazer projetos, vão seguir a área de urbanismo, então eles podem ter esse contato com estes conceitos e com as diretrizes para a criação de ruas mais humanas, acho que é bastante importante até para a formação deles e para cidades futuramente”, complementou.

Sobre o Building Information Modeling – BIM, Luiz Henrique explicou que é “uma metodologia de conjunto de processos”, que permite que várias áreas de atuação possam trabalhar juntas, de maneira colaborativa, projetando, construindo e operando instalações. “Isso está influenciando e está mudando toda a temática da construção civil, desde o projeto até a execução da obra com novos processos e tecnologias”, analisou.

Para falar sobre esta metodologia, o coordenador convidou o cientista da computação Genivaldo Bonfim. Na palestra ‘A Metodologia dos processos BIM na Construção Civil’, ele explicou o que é o BIM e a importância dele para a construção civil atualmente. “Falamos do que está acontecendo hoje no mundo, tudo isso aplicado a metodologia de construção utilizada atualmente e as novas tecnologias. Há novas tecnologias que são aplicadas dentro do BIM e que fora não conseguem ser empregados, mas dentro do BIM está sendo empregado com muito sucesso”, comentou o palestrante.

Genivaldo ainda ressaltou que o sistema BIM, além de agilizar a execução, o planejamento de uma obra, trará benefícios, em relação ao destaque no mercado de trabalho. “Os profissionais que não trabalham com isso estão aquém do mercado, estão saindo do mercado, porque hoje estão exigindo profissionais dentro desse sistema. Por isso eles precisam ser direcionados para o sistema BIM, para ter um futuro muito mais garantido”, apontou.

Genivaldo Bonfim foi convidado para falar sobre a metodologia dos processos BIM na construção civil.(Foto:Divulgação)