Completando 5 anos de funcionamento neste ano, o curso de Engenharia Física da UEMS está concluindo a formação da sua 1ª turma e teve, em 03 de novembro, a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O aluno Lucas Lemos da Silva apresentou seu trabalho intitulado “Análise comparativa das propriedades microestrutural e elétrica do semicondutor Pb(Zr0,60Ti0,40)O3 obtido por diferentes rotas de síntese”. Para o aluno, “o curso de Engenharia Física me abriu várias portas, uma delas me levou a pesquisa em Engenharia e Ciência de materiais, área na qual meu TCC faz parte. Este trabalho trata de propriedades elétrica e estrutural do material cerâmico semicondutor PZT (TitanatoZirconato de Chumbo), que devido às suas propriedades piezoelétricas, possui grande aplicação como sensor e atuador na indústria. Agradeço ao curso de Engenharia Física e a minha orientadora Margarete Soares.”.
O trabalho realizado sob a orientação da professora Dra. Margarete Soares da Silva (UEMS) exemplifica o tipo e o nível de qualidade do resultado que o nosso aluno está apto a entregar à sociedade em função dos conteúdos, atitudes, competências e habilidades que desenvolve ao longo do curso. As empresas, em sua grande maioria do Estado de Mato Grosso do Sul, já perceberam essas característicase 100% dos alunos do 5º ano estão ou já realizaram seus estágios nas mais diversas áreas e com ótimas perspectivas profissionais. Inclusive, o mesmo aluno Lucas realizou seu estágio na empresa Metalúrgica Dourados, da área metal-mecânica, desenvolvendo atividades em controle de qualidade e projeto de sistemas mecânicos.
Segundo o Coordenador-Adjunto do curso, Daniel Cesar Braz, “um dos principais desafios que o Estado de Mato Grosso do Sul possui para viabilizar seu desenvolvimento tecnológico e industrial é a disponibilidade de recursos humanos qualificados, principalmente em engenharia. A UEMS está contribuindo com essa demanda, na medida em que está formando um Engenheiro Físico com perfil empreendedor e inovador, que possui competências em diversas áreas de engenharia (multidisciplinar), e dessa forma, estando apto a atuarem diversas áreas tecnológicas e industriais, seja na gestão, na operação e na pesquisa e desenvolvimento de soluções.”.