Fisioterapia e Educação Física realizam Rei e Rainha de Anatomia e Ergonomia

-

Rei da Anatomia e Rainha da Ergonomia com os alunos que conquistaram o segundo e o terceiro lugar. (Foto: Divulgação)

Os acadêmicos do 5º semestre de Fisioterapia e do 1º semestre de Educação Física da UNIGRAN, respectivamente, participaram de uma atividade com a utilização de metodologias ativas, com o objetivo de facilitar o aprendizado das disciplinas de Anatomia e Ergonomia. As atividades foram coordenadas pelo professor Alex Basílio.

Segundo o professor, as atividades foram uma adaptação do método Rei e Rainha da Derivada, criada pelo professor Ricardo Fragelli, e foi a pioneira na UNIGRAN. “Esse método foi criado para facilitar o aprendizado de disciplinas com um alto grau de complexidade e geralmente é utilizado no fim dos semestres, sendo também uma revisão geral do conteúdo. Nós adaptamos o método para as disciplinas de Anatomia e Ergonomia, já que os alunos apresentam muita dificuldade no aprendizado”, explicou.

“Na derivada, o método funciona com a criação de um problema matemático e duplas de alunos tentam resolvê-lo. No caso da Anatomia, no início nós criamos uma situação-problema para os alunos identificarem o músculo que estava sendo utilizado e o osso citado, para diagnosticarem e solucionarem a partir da análise das características presentes. Já na Ergonomia, criamos outra situação-problema e eles tiveram que identificar quais pontos estavam incorretos e em conflito com a Norma Regulamentadora específica. Depois, na fase classificatória, eles elaboraram perguntas uns para os outros e, então, realizamos a final que definiu o Rei, a Rainha e o segundo e terceiro lugar de cada uma”, ressaltou.

Na atividade de Anatomia o aluno Daniel Rauch foi o Rei, Bruno Dias ficou em segundo lugar e Enivaldo Vicente em terceiro. Já em Ergonomia, Lidiane Costa a Rainha, Luana Neves em segundo lugar e Alexia Andressa em terceiro.

A Rainha de Ergonomia aprovou a iniciativa e destacou a contribuição para o aprendizado. “Foi maravilhoso participar da atividade. Uma forma muito gostosa de aprender e debater Ergonomia, considerando que disciplinas sobre legislação são mais difíceis de compreender. Esse método proporcionou muita interação entre os alunos e exigiu muito preparo, pois todos participaram para ganhar. Eu não imaginava que iria vencer porque estava muito nervosa e com medo de esquecer o conteúdo, mas aprendi que quando dominamos o assunto, temos um bom desenvolvimento em qualquer situação. Estou muito feliz com o resultado e a premiação também me motivou a estudar ainda mais”, mencionou Lidiane Costa.

Já o Rei de Anatomia disse estar mais confiante para as provas após a atividade. “O que mais chamou minha atenção foi a ludicidade da aula, que ajudou tanto os alunos que estudaram para participar do concurso como quanto os demais. O método me ajudou com a interpretação e a fixação do conteúdo. Foi muito bom vencer o concurso, pois além de receber a premiação, me deixou mais confiante para as provas”, destacou Daniel Rauch.

Metodologias ativas

A utilização de metodologias ativas pelos docentes na UNIGRAN foi intensificada a partir da iniciativa da Pró-reitoria de Ensino e Extensão, que trouxe o professor doutor Ricardo Ramos Fragelli para uma palestra que inspirou os educadores a proporcionem um ensino que coloque o estudante como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.

Durante a palestra, Fragelli apresentou os métodos a partir da ideia de como estimular o engajamento do acadêmico em sala de aula, depois partindo para uma proposta mais ampla em que se utilizam outros elementos como a arte, despertando a criatividade e culminando no objetivo de que só o engajamento e um bom ambiente não são suficientes para a formação humana.

plugins premium WordPress