Gerenciamento de projetos é tema de palestra na Semana Acadêmica de Engenharia Civil

-

A engenheira paranaense Line Meireles, certificada pela PMP – Project Management Professional, ministra palestra na UNIGRAN. (Foto: Divulgação)

Pelo menos 640 acadêmicos de Engenharia Civil da UNIGRAN participam, nesta semana, da VIII Semana Acadêmica do curso. Nos sete dias de atividades voltadas para temáticas aplicadas dentro e fora da sala de aula, os estudantes participam de oficinas, minicursos, entre outras atividades acadêmicas.

A palestra de abertura da Semana Acadêmica foi ministrada pela engenheira paranaense Line Meireles, certificada pela PMP – Project Management Professional, título reconhecido em mais de 150 países. Com especialização nos Estados Unidos, foi uma das responsáveis pelo gerenciamento de projetos e execução da usina hidrelétrica de Belo Monte, a terceira maior do mundo, localizada na bacia do rio Xingu, próxima à cidade de Altamira, no sudoeste do Pará.

O tema principal da palestra foi ‘Gerenciamento de Projetos: aplicação na Usina Hidrelétrica de Belo Monte’, porém o ensinamento foi além de mostrar o que é a gestão de projetos dentro da engenharia civil. A profissional, com vasta experiência em 12 anos de carreira, falou com os acadêmicos, também, sobre o quão importante é ir em busca de sonhos e de como é possível alcançá-los.

“Quando me formei, eu sai de uma escola do interior de São Paulo e fui atrás de grandes sonhos, inclusive internacionais. Trabalhei até chegar onde estou, em nove indústrias diferentes e nos mais variados setores, não só da construção, inclusive na área de perfumes. O que eu quis mostrar para os alunos é que não devemos ficar acomodados e que as pequenas oportunidades são muito valiosas para se buscar sonhos. Para o engenheiro civil, o mundo não está limitado apenas a construção civil”, diz.

Ainda segundo Line, o importante mesmo é o profissional recém-formado ter mesmo é audácia e “cara de pau” para se colocar na frente das situações e consequentemente sair a frente, no mercado de trabalho. “O estudante precisa aproveitar as oportunidades ainda na academia, mas também saber como usufruir delas lá fora, no início da inserção no mercado de trabalho, esse é o diferencial que eu tive e que eu gostaria que todos tivessem e, para isso, é importante estagiar em diversas áreas, até chegar ao ponto em que você se encontra e diz, é isso que eu quero para minha vida, isso tudo sem ter medo de errar”, enfatiza.

Todo esse diferencial da palestra ministrada pela Line, foi primordial, de acordo com o professor Luiz Henrique Carvalho, coordenador do curso, é importante para mostrar ao acadêmico a importância de buscar sempre informações e qualificações dentro da área de atuação.

“Quando nós fazemos uma semana acadêmica, a ideia é ligar a teoria com a prática e para dar início ao ciclo de palestras trouxemos a Line, uma engenheira de know-how que faz interligação das empresas com os gestores e é importante falar sobre isso, porque atualmente no Brasil, o planejamento de obras muitas vezes é deixado de lado”, afirma Carvalho.

Ainda conforme o coordenador, quando o planejamento é bem feito a execução também será bem realizada. “Para se ter uma ideia, atualmente temos no mínimo 28 ações de planejamento e apenas oito execuções, então nas grandes obras temos que pensar muito, planejar muito para depois executá-las”, finaliza.

A programação da VIII Semana Acadêmica de Engenharia Civil conta ainda com minicursos e oficinas com as temáticas: Planilha orçamentária da CEF; Leitura de Plantas e Projetos; Aprovação de Projetos e Acessibilidade; Corrosão do Concreto Aramado; Segurança do Trabalho na Obra; Licenciamento Ambiental; além da apresentação de trabalhos científicos.

plugins premium WordPress