Inovação Tecnológica na Saúde: acadêmica de Biomedicina desenvolve atlas virtual de microbiologia

-

A tecnologia tem transformado diversas áreas do conhecimento, e a saúde não fica de fora desse movimento. Ellen Cristina Cariaga, acadêmica do 7º semestre de Biomedicina da UNIGRAN, desenvolveu um inovador Atlas Microbiológico Virtual como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto, que inclui fotografias de lâminas de micro-organismos e ilustrações de procedimentos realizados nas aulas práticas que a própria acadêmica produziu.

Ellen, que cursou o ensino médio técnico em Informática para a Internet no Instituto Federal da Grande Dourados (IFMS), encontrou uma forma de unir seus conhecimentos em programação com sua paixão pela microbiologia. “Durante minha jornada, sentia falta de encontrar em um único local fotografias de micro-organismos e ilustrações dos procedimentos. Meu intuito sempre foi representar de forma intuitiva as principais técnicas e facilitar o acesso a esse tipo de material”, explicou Ellen.

O coordenador do curso de Biomedicina da UNIGRAN, Prof. Dr. Luis Fernando Benitez Macorini, destacou a relevância do projeto. “A área da saúde está em pleno desenvolvimento tecnológico, e em um futuro próximo vamos observar grandes evoluções no quesito tratamento e diagnósticos. O que nossa acadêmica apresentou faz parte desse contexto de busca por inovação, melhorando o acesso ao ensino e aprendizado de futuros profissionais da saúde. Nossa Instituição sempre foi pioneira em inovação e tecnologia, e o curso de Biomedicina faz parte dessa evolução constante”, afirmou o professor.

A orientação do projeto foi realizada pela Profª Drª Adriana Mestriner Felipe de Melo, que ressaltou a importância de integrar conhecimentos técnicos e tecnológicos. “Essa junção da microbiologia com a tecnologia foi muito importante. Normalmente, um assunto específico é levado para um profissional da informática, que incorpora os conceitos dentro da tecnologia. Nesse caso, a aluna já tinha uma formação técnica e me procurou com o desejo de fazer algo relacionado à tecnologia. Foi um processo interessante, pois, após escolhermos o tema, ela sozinha fez todo o desenvolvimento

do site, com todo o suporte técnico de informática necessário”, comentou a orientadora.

O Atlas Microbiológico Virtual não só promete auxiliar os estudantes atuais da UNIGRAN, mas também abrir portas para futuros projetos de inovação na Instituição. “Vamos nos reunir para discutir o andamento e a projeção do Atlas Virtual para uso didático, principalmente para nossos alunos”, completou a Profª Adriana.

Ellen acredita que dominar a tecnologia é um diferencial significativo na formação dos estudantes. “Hoje, com esse diferencial, acredito que os alunos que dominam a biotecnologia e a tecnologia em si acabam tendo um diferencial bastante grande. Estamos na era da inteligência artificial, e em todas as áreas isso será requerido, não como um objeto pronto, mas sim para a otimização dessa tecnologia para avanços em áreas que necessitam de maior discussão ou inovação”, concluiu Ellen.

O Atlas Microbiológico Virtual, resultado do trabalho árduo e da integração entre diferentes áreas do conhecimento, representa um avanço significativo para o ensino da microbiologia, facilitando o aprendizado e aprimorando a formação dos futuros profissionais da saúde.

plugins premium WordPress