Inteligência de mercado transforma dados em informações para ampliar os negócios

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Raul Ferreira, gerente de Inteligência de Mercado da Agência Mkt House, ministra palestra na UNIGRAN. (Foto: Divulgação)

Acadêmicos e profissionais de Publicidade e Propagandacontaram com uma programação vasta na 11º Jornada de Comunicação – Sincom. Teve palestras, sharp talks, oficinas, happy hour e a tão esperada festa de premiação Galo Awards Fantasy.O tema desta edição foi ‘Comunicativos – Empregabilidade e Espaço aos que se Movimentam!’.

A palestra principal abordou a ‘Inteligência de Mercado em agências promocionais: explorando o potencial de qualquer informação’ e foi ministrada pelo gerente de Inteligência de Mercado da Agência Mkt House – São Paulo, Raul Ferreira, seguida dos três sharp talks comandados pelos profissionais Viviane Farias, marketing da TV Morena, Rodrigo Lescano e Nelson Prado, ambos diretores de Projetos da Macaw Content Studio e Lívia Ricieri, diretora de Criação da Agência Pajax.

Raul Ferreira apontou como a inteligência de mercado começou a fazer parte da vida das agências,principalmente nas agências voltadas para o mercado promocional. O Head de Inteligência de Mercadomostrouaos estudantes como transformar dados em informação, para que todo mundo consegase beneficiar, tanto a empresa, indústria, quanto as agências e o próprio consumidor na ponta, que tem um produto, uma ação mais direcionada para ele.

“As ações promocionais são um meio de conseguir gerar dados. Por exemplo,uma bem famosa é o ‘Avião do Faustão’, em que são direcionadas as promoçõesda Procter & Gamble Company[P&G]paraas pessoas que consomem seus produtos, tudo o que envolve, as propagandas de mídia, o que vai para TV, é tudo focado para as pessoas que são desse público”, mencionou.

A partir da ação, Ferreira afirmou que será o momento em que serão identificadas as pessoas/clientes, estimulá-las a participar das promoções, principalmente no ponto de venda, que é onde elas vão ter contato com o produto, quando vão poder comprar esse produto ir se cadastrar para concorrer ao prêmio no final.

“É um processo cíclico, um ciclo de informações. Primeirovende-se a ação para o cliente,ele aprova a ação eela coloca em campo, com isso, coleta-se as informações duranteeste período para melhorar a campanha. Quando termina, tem-se essas informações, que serão utilizadas quando for feito o planejamento de campanha com dados sobre como foi a última ação, o que funcionou e o que não funcionou.Isso vai gerando um ciclo de informações e também um ciclo de negócios novos para própria empresa”, ressaltou . O diferencial, segundo Raul Ferreira, é o profissional saber lidar e de que maneira aproveitar essa informação para melhorar o negócio.

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