Livro sobre desafios na orientação profissional, trajetórias escolares e carreiras é lançado com recursos da UFGD

-

A orientação profissional é um dos campos tradicionais de estudos e práticas da área da psicologia. Esse campo tem se aproximado, cada vez mais, da psicanálise no contexto da clínica, das vivências escolares nos mais diferentes níveis de ensino e das abordagens sobre trabalho e carreira. Para ampliar esse debate, com apoio financeiro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), produções de professores e pesquisadores de cinco universidades federais do país foram reunidas no livro Reflexões Sobre Orientação Profissional, Trajetórias Escolares e Carreiras: perspectivas e desafios.

De acordo com as organizadoras, Maria Salete Junqueira Lucas, professora da UFGD, e Lígia Rocha Cavalcante Feitosa, que também já compôs o quadro docente do curso de Psicologia da Universidade, a obra “visa construir espaços de potencialização de saberes e fazeres sobre escolha profissional, trajetórias escolares e de carreira de jovens e adultos na contemporaneidade”.

Dividido em oito capítulos, o livro apresenta reflexões sobre orientação profissional de uma perspectiva da psicanálise winnicottiana; atuação do psicólogo em políticas públicas; processos de acolhimento ao estudante universitário; planejamento de carreira da mulher negra; perdas e lutos dentro da carreira, dentre tantos outros temas.

O cuidado em reunir pesquisadores de diversos estados do país foi justamente para mostrar a complexidade e diversidade de saberes e fazeres dentro das universidades federais. Ainda segundo as organizadoras, “Diante da multiplicidade de pensamentos, estamos com a posição ética de que o estar no mundo perpassa uma diversidade de campos: o subjetivo, o das determinações inconscientes, o das trajetórias escolares, o histórico, o social e o das políticas públicas do trabalho”.

O material foi publicado pela Editora CRV e pode ser adquirido, tanto no formato físico quanto no digital, pelo link: https://editoracrv.com.br/produtos/busca?assunto=+Reflex%C3%B5es+Sobre+Orienta%C3%A7%C3%A3o+Profissional.

Assim que terminar o estado de pandemia em decorrência da covid-19, o objetivo é realizar apresentações do livro em livrarias e universidades pelo Brasil. O livro foi lançado com recursos do edital PROPP nº 14/2019, referente ao Programa de Apoio à Pesquisa da UFGD.

O objetivo do edital é expandir as atividades de pesquisa, ampliar a produção científica de qualidade e fortalecer os programas de pós-graduação da Universidade. Participaram da seleção os servidores efetivos da UFGD (professores e técnicos) coordenadores de projetos de pesquisa cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa. O orçamento total disponível era de R$ 305.000,00 e poderia financiar manutenção de equipamentos laboratoriais, materiais de consumo, serviços de tradução, revisão e versão, publicações de artigos e livros, inscrições em eventos.

plugins premium WordPress