Monitoria acadêmica oportuniza vivência de um Ensino Superior de qualidade

-

O exercício da monitoria é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades. Na UNIGRAN, a Faculdade de Ciências da Saúde oferece, tradicionalmente, as monitorias acadêmicas em áreas de conhecimentos de Anatomia Humana e Semiologia, com a presença do monitor, em laboratório específico.

A monitoria nas disciplinas do Ensino Superior vai além da obtenção de um título. Há o ganho intelectual, principalmente na relação interpessoal de troca de conhecimentos entre os professores da disciplina e o aluno monitor.

Julice Antoniazzo Gadani é professora de Anatomia Humana nos cursos de Estética, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Radiologia e Psicologia. Ela acredita que as monitorias são importantes por, exatamente, proporcionar ao aluno a oportunidade de rever ou repassar o conteúdo. “Em aula não é possível acontecer, devido ao cumprimento do cronograma apertado. São muitos nomes e estruturas anatômicas em que o aprendizado se torna viável por repetição”, menciona.

As monitorias são agendadas com antecedência e acontecem nos três períodos, durante a semana, e aos sábados de manhã. “A monitoria dura 1h e são, no máximo, 15 alunos de cada vez, o que torna o aprendizado mais tranquilo. Os monitores repassam tudo que o professor ensinou nas aulas, quantas vezes forem necessárias, sempre seguindo o roteiro de cada docente”, explica Julice.

A grande vantagem dos alunos que frequentam as monitorias, conforme a professora, é o reforço da aprendizagem. “Eles realmente aprendem, é visível nas notas de prova prática, bem como para associar de forma permanente esse conhecimento com as demais disciplinas afins, em que a anatomia é um pré-requisito obrigatório. Quem faz sempre as monitorias, dificilmente esquece o conteúdo. Se torna algo inerente ao bom profissional da saúde”, assegura.

O exercício da monitoria é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades pertinentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados.

Marcelo Machado Dalla Corte, do 9º Semestre de Fisioterapia, é monitor de Anatomia Humana, que engloba Anatomia Geral, Anatomia I e II, e a Anatomia de Cabeça e Pescoço. “Nas aulas da Anatomia da professora Julice e de Biomecânica da professora Ângela [Midori], sempre fui muito interessado nos conteúdos, gostava mesmo de estar ali estudando, e nas monitorias eu já ajudava outros colegas de sala a estudar. Foi então que, quando abriu vaga de monitor e a UNIGRAN abriu o processo seletivo, eu fiz a prova e consegui passar. Estou tendo a oportunidade de ser monitor e aprender todos os dias com os professores e alunos”, disse.

A disciplina de Anatomia é a base para todos os cursos da área da Saúde. Conforme o estudante, “na Fisioterapia é muito importante aprendermos os detalhes da anatomia do corpo humano, pois vamos trabalhar também com a reabilitação de pacientes, seja na área Hospitalar, Ortopédica, Neuro, Dermato, precisamos entender como é a organização estrutural e o funcionamento dos sistemas do corpo humano”.

Marcelo explica que, estando no laboratório todos os dias como monitor, tendo contato com professores e alunos, é possível criar “uma experiência muito proveitosa”. “Depois que virei monitor e comecei a estudar mais afundo Anatomia, o meu compreendimento das matérias do meu curso começaram a ser muito mais claras”, assegurou.

Agendamentos

Para quem se interessa em fazer monitoria, os agendamentos estão disponíveis pelos e-mails: monitoria.anatomia@unigran.br (Anatomia Humana) e direcaosaude@unigran.br (Semiologia). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-4136.

plugins premium WordPress