“Podemos transformar o olhar de alguém sobre o futuro”, diz acadêmica sobre Feira das Profissões

-

Para auxiliar os estudantes que estão prestes a concluir o Ensino Médio a escolher os caminhos profissionais que irão seguir no futuro, a UNIGRAN promove, anualmente, a Feira das Profissões. Movimentando todo o campus universitário, a Instituição apresenta as opções em cursos de graduação e toda a estrutura em seus stands, laboratórios, exposições, experimentações práticas e diálogo com acadêmicos, proporcionando uma experiência imersiva aos jovens visitantes.

A iniciativa reforça o papel da Instituição na formação cidadã e na escolha profissional em uma etapa crucial da vida escolar, ampliando o acesso à informação e às opções de graduação. Nesse contexto, a Feira das Profissões da UNIGRAN recebe, ao longo de 3 dias, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Dourados e diversas regiões do Estado, para promover uma  aproximação com o ambiente universitário.

Entre os visitantes do primeiro dia de evento estava Tálita Oliveira Nogueira, de Taquarussu-MS, que ficou encantada com o que encontrou: “gostei muito da Farmácia, da perícia científica e da área do Direito. O júri simulado foi bem atrativo. Nunca tinha visto algo assim, agora tenho certeza de que quero cursar Direito”, afirmou.

A jovem também revelou o desejo de ajudar outros estudantes a encontrarem seu caminho profissional: “a Feira me despertou muita vontade de participar, de estar aqui na feira também, ajudando outras pessoas a descobrirem o que elas querem para vida delas, porque é muito difícil ter que decidir a vida com 17 anos”.

Para Kennedy dos Santos Silva, professor de Computação na Escola Estadual Professor Alício Araújo, a vivência proporcionada pela feira atua como suporte pedagógico decisivo. “É meu quinto ano participando. A organização desta edição está mais objetiva e essa troca com profissionais e acadêmicos é primordial para quem está indeciso. Muitos chegam sem saber o que fazer e saem com clareza. Já ouvi alunos dizendo: ‘É isso que quero’. A feira contribui 100% nesse processo”, ressaltou.

O docente acompanhou um grupo de 27 estudantes e acrescenta que o contato com os cursos reduz a ansiedade e incentiva quem não pensava em ingressar no Ensino Superior.

A experiência também mobiliza quem já está cursando uma graduação na Instituição, pois são os responsáveis, juntamente com professores e coordenadores, pela apresentação dos cursos aos futuros acadêmicos. Maria Eduarda Coimbra e Bárbara Ferretti, ambas do 4º semestre de Design de Interiores, relataram como a participação renova o entusiasmo pelo curso e influencia futuros colegas. “Quando visitei pela primeira vez a Feira das Profissões, ainda como estudante, fiquei encantada. Hoje, poder mostrar nossa produção, falar sobre o curso e ver alunos decidindo por Design é algo mágico. Muitas pessoas chegaram indecisas e saíram convencidas do que buscar”, comentou Maria Eduarda.

Bárbara reforçou que o contato direto motiva: “é incrível ver que podemos transformar o olhar de alguém sobre o futuro. Nós conversamos com muitas pessoas que chegaram aqui indecisas e saíram do stand sem dúvidas de que escolheriam Design de Interiores, por conta de tudo aquilo que mostramos a elas”, afirmou a acadêmica.

A indecisão e a ansiedade sobre qual profissão seguir após a conclusão do Ensino Médio acompanham mais de 50% dos estudantes brasileiros, segundo pesquisas recentes. Ismael Lopes, de Paranhos-MS é um desses alunos que chegou à Feira sem um curso específico em mente. Com a ajuda da orientação profissional, realizada pelos acadêmicos de Psicologia, o teste revelou um norte: “o resultado alinhou com artes, que é algo que gosto. A parte da perícia criminal, dentro do curso de Farmácia, também me chamou muito a atenção e foi o que eu mais gostei. Agora penso em vir morar em Dourados para estudar”, afirmou.

Ao unir estudantes, acadêmicos, professores e profissionais em um único evento, a UNIGRAN fortalece conexões que ampliam horizontes e estimulam escolhas consistentes. Entre os aprendizados, fica a mensagem de Tálita: “Venham conhecer, ouvir o que o coração sinaliza. É decisivo para descobrir o que se deseja para a vida”.

A Feira das Profissões segue recebendo os visitantes com agendamento prévio até a manhã desta quinta-feira, dia 06/11, no período matutino, até às 11h. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 99261-1346.