Prefeitura de Dourados retrocede na proposta de negociação com a educação

-

Em reunião na manhã desta terça-feira, 19 de abril, a Prefeitura de Dourados retrocedeu na proposta de negociação salarial com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (MS). O prefeito Alan Guedes mais uma vez não participou das tratativas sobre o reajuste salarial devido pelo Município de Dourados ao administrativo educacional e ao magistério da Rede Municipal de Ensino.

O secretário municipal de Fazenda, Everson Leite Cordeiro, também esteve ausente e a categoria entende as faltas como desrespeito com o pleito dos educadores e educadoras, que estão sem aumento salarial desde o ano de 2017 e acumulam perdas financeiras de até 60%.

A gestão apresentou uma nova proposta de reposição salarial à comissão de negociação do SIMTED Dourados, formada por membros da diretoria e profissionais do magistério e administrativo escolhidos em assembleia, que aponta não somente para a falta de avanço, mas para o retrocesso da negociação por valorização profissional.

O governo municipal reduziu percentuais propostos ao magistério para os meses de julho e agosto, passando de duas parcelas de 3,75% para 3,5%, argumentando que a soma de juros sobre juros, ao final do ano, alcançaria os 18,8% para atingir apenas o piso nacional para 40 horas. Mas a demanda da categoria é pela implementação do piso para 20 horas.

Essa proposta, na qual o governo insiste, pode fazer com que Dourados transcorra todo ano de 2022 (de janeiro a dezembro) inadimplente com a Lei Federal n° 11.738 de 16 de julho de 2008. Já que os 18,8% deveriam por lei terem sido pagos já em janeiro deste ano.

A comissão de negociação do SIMTED Dourados reiterou ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha de Lima, que a categoria por mais de uma oportunidade rejeitou essa proposta da Prefeitura de Dourados, que praticamente não mudou desde o início da greve (em 14 de março) que durou 23 dias.

Além disso, os trabalhadores e trabalhadoras em educação pontuaram que a contraproposta dos profissionais da educação protocolada no dia 5 de abril busca um entendimento entre as partes, com a categoria diminuindo os percentuais reivindicados no início da negociação, que só teve início com o movimento paredista já em curso.

A contraproposta da categoria sugere: 10% em abril; 4,5% em junho; e 4,5% em setembro; tudo retroativo ao mês de janeiro de 2022. O documento também aponta índices necessários para os próximos anos, para atingir 70% do piso para 20 horas do magistério até outubro de 2024 e 100% até 2028. Para o administrativo educacional a proposta é de 10,39% em abril de 2022, além da volta do profuncionário e criação de adicional de valorização da categoria.

Próxima reunião – Ficou acordado que haverá uma nova reunião para tratativas sobre a negociação salarial da Rede Municipal de Ensino para o início da nova semana. Além disso, a audiência de mediação, por intermédio do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, entre o SIMTED Dourados e o Município de Dourados foi agendada para o próximo dia 29 de abril (sexta-feira), em Dourados.

Fonte: Assessoria Simted

plugins premium WordPress