Procurador da Lava Jato abrirá a XL Semana Jurídica da UNIGRAN

-

Cerca de mil pessoas devem participar da Semana Jurídica da UNIGRAN. (Foto: Divulgação)

No próximo dia 26 a UNIGRAN vai receber o procurador da Operação Lava Jato, Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, para a palestra de abertura da quadragésima edição da Semana Jurídica da Instituição. Como o tema ‘As multifaces do Direito em um Brasil de extremos’, o evento é destinado a acadêmicos e profissionais da área.

Segundo o diretor da Faculdade de Direito, Renato de Aguiar Lima Pereira, o cenário atual do país motivou a escolha do tema. “Estamos vivendo um país de extremos. Ao que parece, as pessoas estão meio cegas e cheias de ódio, se deixando levar somente pela emoção, sem considerar a razão, e um dos principais temas que envolvem essa divisão do país é a corrupção e a Operação Lava Jato, que sempre está em evidência nos noticiários. Diante disso, convidamos o procurador Dr. Carlos Fernando, que apesar de ter se aposentado recentemente, atuou por muito tempo na Lava Jato, para vir falar sobre essas perspectivas da operação tanto para os nossos alunos quanto para população douradense. Nós temos muito a visão da imprensa e das partes envolvidas, mas numa academia, é preciso discutir sobre a operação de modo diferente”, apontou.

A Semana Jurídica objetiva propor uma reflexão crítica que valorize os fenômenos jurídicos e sociais contemporâneos multifacetados em ‘um Brasil de extremos’, contribuir para a formação de egressos capazes de promover justiça e desenvolver livremente os preceitos de cidadania dentro do contexto nacional, oportunizar acesso democrático a discussões jurídicas e sociais em nível nacional, regional e local, valorizando aspectos interdisciplinares que integram a prática jurídica.

Também, valorizar o processo de construção do conhecimento e sua aplicabilidade na formação acadêmica, profissional e pessoal, despertando o senso ético e crítico, o discernimento e a participação em prol do desenvolvimento humano e ainda evidenciar resultados da produção científica local, entrecruzando o ensino e a pesquisa e assim favorecer a troca de experiências em iniciação científica interna e externa ao curso de Direito da UNIGRAN.

O evento acontece até o dia 30 e compõe a programação diversos encontros científicos, oficinas, minicursos e palestras, todos ministrados por professores renomados, e também um júri simulado.

“Todos os professores são renomados e vão abordar assuntos atuais, como exemplo, o Dr. Spencer Toth Sydow sobre o Direito Digital, falando sobre os casos ‘Moro’ e ‘Neymar’. Apesar do público-alvo ser os nossos alunos, esperamos também os profissionais, advogados, cientistas e operadores do Direito”, concluiu o coordenador.

A Semana Jurídica da UNIGRAN acontece há 40 anos ininterruptos, sendo um dos eventos mais importantes do curso de Direito, que é o pioneiro da região da Grande Dourados. O evento acontece no mês de agosto em alusão ao primeiro curso de Direito no Brasil, que iniciou em 11 de agosto de 1827.

A inscrição pode ser feita no saguão do Bloco 01, das 8h30 às 11h30 e das 19h às 22h, e tem o investimento de R$ 50 para estudantes e R$ 70 para profissionais. No site do evento (www.unigran.br/semanajuridica) está disponibilizada a programação completa. Interessados em mais informações podem entrar em contato com a coordenação do curso no telefone (67) 3411-4189.

plugins premium WordPress