Nos dias 28 e 29 de junho será realizado em Londres, Inglaterra, o II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional (SINEPLA). Sediado pela King’s College London, o evento reunirá universidades de todo mundo e terá as professoras Lilia Nantes e Nara Sgarbi como representantes da UNIGRAN Educacional. A proposta da conferência é aprofundar os debates na área de ensino e aprendizagem de português como língua adicional, abrindo oportunidades para a troca de ideias e a construção conjunta de metodologias contemporâneas direcionadas ao seu ensino.
O estudo a ser apresentado será “Uma leitura discursiva do papel da língua indígena como língua adicional em escolas indígenas do município de Dourados/MS”. “Nossa pesquisa voltada à educação indígena e à educação escolar indígena defende a tese de que, a partir da língua materna, a língua adicional deva ser trabalhada desde que seja valorado o contexto social do aluno e sua língua primeira, além de possibilitar uma visão crítica da língua no processo de aprendizagem”, explica Lilia.
As pesquisadoras aproveitarão a estadia para visitar o polo de Londres da Unigran Europa, no qual farão um encontro com os acadêmicos. Haverá uma mesa redonda com o tema “A Educação do Século XXI” e o lançamento do livro “ Iniciação Científica na Educação a Distância”, organizado por Marcelo Koche, Lourdes Mendes, Lilia Nantes, Fábio Henrique Cardoso, Nara Sgarbi e Saulo Brum.
SOBRE AS PESQUISADORAS
LILIA NANTES, graduada em Letras e Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran, é especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e mestre em Educação. Participante dos grupos de estudos em Educação e Interculturalidade – CNPQ/UCBC e em EAD CNPQ/UFGD, é pesquisadora em diversidade cultural, multiculturalismo e análise do discurso. Atualmente atua na docência da graduação e pós-graduação, como tutora em cursos da Unigran Net e como Coordenadora Pedagógica da pós-graduação da mesma instituição.
NARA SGARBI, pós-doutora em Linguística pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, atualmente atua como docente no Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN e como tutora em cursos de Educação a Distância, tanto na graduação quanto na pós-graduação. É editora da Revista online Interletras, consultora e avaliadora institucional e de cursos do MEC/INEP e pesquisadora na área de AD (Análise do Discurso).