O RUF (Ranking Universitário Folha) divulgado hoje (8) pelo jornal Folha de São Paulo, mostra que as universidades sul-mato-grossenses estão distantes das relacionadas como as melhores do país. De acordo com o levantamento realizado, a mais próxima do chamado Top-10 é a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que aparece com nota 68, quase 30 a menos que a primeira colocada, a USP (Universidade de São Paulo).
Na listagem, a federal do Estado é a 37ª colocada no geral, uma posição atrás da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).
Além disso, um abismo imenso separa a UFMS da segunda colocada UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A mais nova universidade pública do Estado é a 115ª colocada na classificação, com nota 39.
A UFGD também foi pior avaliada que a UFMS nos quesitos Ensino (41/135), Pesquisa (55/67), Mercado (52/150), Inovação (44/67) e Internacionalização (99/117), porém, em relação a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a entidade leva pequena vantagem.
A estadual de MS é a 123ª colocada na classificação feita pelo jornal paulistano, a frente da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), 149º e a Universidade Anhanguera, 152º colocada.
COMO FUNCIONA
De acordo com a publicação, o ranking é feito pelo Datafolha através de entrevistas e de indicadores objetivos, que vão do volume de publicações científicas ao relato de profissionais envolvidos no ensino superior.
O instituto de pesquisa ouviu 611 professores universitários que avaliam cursos para o Ministério da Educação e 1.970 responsáveis por recursos humanos.
As notas foram dadas para os quesitos Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização.