Reitor da UFGD participa de reunião entre dirigentes de universidades federais e a presidenta Dilma

-

Foto: Roberto Stuckert Filho
Foto: Roberto Stuckert Filho

O reitor da UFGD, professor Damião Duque de Farias, participou na manhã de quarta-feira (21) de reunião entre a presidenta da República, Dilma Rousseff, e os reitores das universidades federais brasileiras, articulados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na pauta estavam o balanço dos investimentos e desenvolvimento das universidades federais realizados nos últimos anos e a assinatura de decretos que vão auxiliar nos processos de trabalho das instituições no que tange à ciência e à tecnologia.

Com a presença dos ministros Henrique Paim, da Educação, e Clelio Campolina Diniz, da Ciência, Tecnologia e Inovação, a presidenta ressaltou a importância das universidades federais no desenvolvimento social e tecnológico das regiões do País. De acordo com o reitor da UFGD, ela sinalizou que os dirigentes das instituições levem em consideração o que está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional, para seus planos de expansão.

Um dos destaques da reunião foi o anúncio da presidenta Dilma de que a maior parte dos recursos do pré-sal deverá ser empregada na valorização dos professores, tanto em sua formação quanto na pós-graduação e capacitação. “Tratou-se de uma reunião importante, no sentido em que apontou para novos investimentos no ensino superior”, considerou o reitor da UFGD.

DECRETOS

Também foram assinados decretos durante o encontro, sendo que dois deles têm fundamental importância para o desenvolvimento e tecnologia das universidades federais. Um deles visa facilitar a relação entre as instituições e os setores produtivos público e privado por meio das fundações de apoio. O outro vai favorecer a contratação de serviços e a compra de equipamentos para as universidades federais, também via fundações de apoio.

“Saímos da reunião com expectativas muito positivas após os anúncios da presidenta e a assinatura dos decretos que vão favorecer os processos de trabalho das instituições”, concluiu Damião.?

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile