A unidade de Naviraí da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abre, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, 130 vagas nos cursos de Direito (50), Engenharia de Alimentos (40) e Química (40).

As aulas do bacharelado em Direito ocorrem no período noturno e das 50 vagas ofertadas, 35 são de ampla concorrência, 5 para indígenas e 10 para negros. O bacharelado em Engenharia de Alimentos (integral) e a licenciatura em Química (noturno) abrem, cada um, 28 vagas de ampla concorrência, 4 para cotistas indígenas e 8 para negros (as cotas são para pessoas que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas).

O formado em Direito poderá atuar na carreira jurídica: Carreira Jurídica: Magistratura, Ministério Público Estadual e Federal, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e do Município, Delegacia Civil e Federal; Advocacia: Cível, Penal, Trabalhista, Tributária, Ambiental, Agrária, Empresarial, Previdenciária, Direito Público Administrativo e ainda as mais novas áreas que surgem: Direito Internacional, Telecomunicações, Bioética, Direito Eleitoral, Tecnologia da Informação; além de poder ser docente, pesquisador e consultor.

O Engenheiro de Alimentos trabalha dentro dos segmentos: da Indústria de Produtos Alimentícios; da Indústria de Insumos para Processos e Produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos); das Empresas de Serviços; dos Órgãos e Instituições Públicas. Exercendo suas atividades nas áreas de: Produção / Processos; Garantia de Qualidade; Pesquisa e Desenvolvimento; Projetos; Comercial / Marketing; Fiscalização de Alimentos e Bebidas.

O licenciado em Química pode exercer sua profissão como educador na Educação Básica, nas quatro últimas séries do ensino fundamental e ensino médio, transmitindo o conteúdo teórico-prático pertinentes, visando proporcionar-lhes o conhecimento dos elementos da natureza e despertar-lhes o gosto pela vivência do método científico; atuar no ensino técnico-profissionalizante.

As vagas já estão disponíveis para consulta no site http://sisu.mec.gov.br e as inscrições ocorrem de 21 a 24 de janeiro.

Em 2020, a UEMS oferece 2.163 vagas, em 54 cursos de graduação. Todos os cursos da UEMS reservam 20% das vagas para alunos negros e 10% para alunos indígenas.

Sisu 2020

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual as instituições públicas de ensino superior do país oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O período de inscrições do Sisu 2020 ocorrerá de 21 a 24 de janeiro por meio do endereço: http://sisu.mec.gov.br/.

Pode fazer a inscrição no Sisu 2020, o estudante que participou do Enem de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 3 do Edital do Enem 2019. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

O candidato selecionado na chamada regular, em 1ª ou 2ª opção, não poderá participar da lista de espera. O candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher, para a lista de espera, a 1ª ou 2ª opção informada no período de inscrição.

Confira o Cronograma do Sisu

  • 21/01 a 24/01 – Período de inscrições
  • 28/01 – Resultado da chamada regular
  • 29/01 a 04/02 – Prazo para participar da Lista de Espera
  • 07/02 a 30/04 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

UEMS

A UEMS está presente em 22 municípios de Mato Grosso do Sul. A Universidade possui 15 unidades e sete polos de Ensino a Distância. Hoje são oferecidos mais de 50 cursos de graduação presencial e na modalidade EaD, além de 22 cursos de Pós-Graduação entre especializações, mestrados e doutorados. A UEMS ainda conta com 11 Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepex), que são referência em diversas áreas na Universidade. A UEMS é a primeira do Brasil garantir a inclusão de indígenas (10% das vagas) em todos os cursos de graduação; e a terceira a adotar cota racial (20% das vagas) no País.