Softweek aborda cinco Mindsets para o empreendedorismo tecnológico

-

  Semana do Software segue com sua programação até esta sexta-feira com diversos minicursos.(Foto: Divulgação) 

Iniciou na noite desta segunda-feira (24) a primeira edição da SOFTWEEK – Semana de Software dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UNIGRAN. A programação foi aberta com a palestra “5 atitudes para mudar seu mindset”, com o empreendedor digital Leandro Correia.

 

Marcos Alves Mariano, coordenador do curso de Engenharia de Software, explicou que a semana tem o objetivo de trazer atualidades do mundo da tecnologia para os alunos, considerando que eles são futuros profissionais das áreas da informação e da comunicação. “Trouxemos palestrantes de São Paulo e com grande experiência no mercado tecnológico para nos apresentar novidades que certamente vão enriquecer a formação dos nossos alunos, oportunizando ainda o contato com profissionais renomados”.

 

Segundo o palestrante, a proposta do tema foi conscientizar os alunos de que eles também podem ser empreendedores e, diante do conhecimento tecnológico que possuem, têm condições de entrar no mercado com produtos diferenciados. Mas para isso, Leandro abordou cinco mindsets – modos de pensar – que vão auxiliar a atuação dos participantes no mercado tecnológico.  São eles o esforço, o fail fast – capacidade de aprender com o erro -, a inovação, o network e o que ele considera mais importante, sonhar para ter êxito na vida profissional.

 

“Nós temos menos tempo para nos adaptarmos com a tecnologia, considerando a sua velocidade. Acompanhar essa evolução é diferente de antigamente quando nós tínhamos o curto, médio e longo prazo, hoje é tudo praticamente instantâneo”, explicou.

 

Para exemplificar essa evolução, citou o maior locador de quartos do mundo, o Airbnb, que não possui nenhum quarto. Também, o maior transportador de passageiros, o Uber, que não utiliza nenhum veículo próprio e ainda, a principal ferramenta de comunicação da atualidade, o WhatsApp, que não existia há anos atrás. “Nós entramos numa era tecnológica onde em um dia conhecemos novas ferramentas, nos adaptamos a elas, porém, no outro elas podem ser superadas rapidamente no mercado”.

Leandro apontou ainda que a rapidez da tecnologia torna possível prever as mudanças do mercado, pois diferente de antes, o que acontece na China ou nos Estados Unidos chega mais rápido no Brasil e isso nos obriga não só a pensar nas tendências do presente, como do futuro.

Ressaltou também a importância de o empreendedor colocar em prática o seu conhecimento. “O diploma é o mínimo que um profissional pode oferecer. Se ele não tiver também conhecimento empírico, pesquisa, leitura e ainda já ter testado seus produtos no mercado e inclusive falhado, a teoria não vai garantir o sucesso profissional”.

Por fim, destacou que se tornar empreendedor é um grande desafio. “O caminho do empreendedorismo é muito bom, mesmo ele sendo mais difícil e o profissional encontrando nele mais riscos. Mas o que é fácil hoje em dia? O importante é que o empreendedorismo dá possibilidades infinitas”, defendeu.

Durante a palestra, Leandro também contou sua história de vida, marcada por falhas e acertos e também comemorou com os participantes a recente venda da sua vigésima empresa. Ainda, noticiou em primeira mão que acabou de formatar uma holding que pretende levar algumas empresas para o Vale do Silício, na Califórnia, no ano de 2020.

“Apesar da minha pouca idade, 32 anos, tenho muita experiência no mercado tecnológico, tendo prestado serviços para grandes organizações brasileiras como a Natura e a Rede Globo. E esses cinco mindsets foram imprescindíveis para a minha carreira, pois, com recursos financeiros escassos eu consegui desenvolver vários produtos e o empreendedorismo me ajudou em tudo”, finalizou Leandro.

plugins premium WordPress