Atualmente, muitos professores se veem diante de um desafio: como convencer crianças e adolescentes a passar menos tempo no computador e em jogos eletrônicos, para se divertir com os livros? Alunos do curso de Artes Cênicas estão participando da Maratona Cultural da UFGD, fazendo um trabalho de persuasão com alunos dos ensino básico e médio. Em vez de apenas ler os livros em voz alta, eles interpretam as histórias e ainda convidam as crianças e jovens a participar da encenação.
Estudantes da Escola Municipal Izabel Muzzi Fioravanti presenciaram essa atividade na manhã de ontem (13) e gostaram muito. O aluno Vitor Lucio Costa Fernandes, 12 anos, ficou muito entusiasmado com a atividade. Ele pretende ser engenheiro, mas defende que mesmo quem tem afinidade com a área de exatas pode ter grande envolvimento com livros, teatro e outras manifestações culturais.
É exatamente essa a ideia que está por trás da Maratona Cultural, evento que está levando teatro, literatura, música e gastronomia para a Unidade 2 da UFGD, nestes dias 13 e 14 de novembro. Trata-se de uma oportunidade para estudantes, docentes e técnicos de todos os cursos viverem uma imersão cultural no seu espaço de trabalho cotidiano.
A Maratona Cultural congrega quatro eventos: a 3ª Feira do Livro e da Leitura, o 1º Festival da Canção, o 1º Festival Gastronômico e o IX Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER). Hoje, até as 20 horas, todos podem degustar os pratos disponíveis no Festival Gastronômico. E, a partir das 17h30, começam as apresentações musicais, conforme a programação do Festival da Canção.