Tema de questões no Vestibular 2015 da UFGD, o filme “Terra Vermelha” será exibido, gratuitamente, nos dias 15 e 16 de novembro, em duas sessões por dia, às 15h e às 23h, pelo Canal Boa Vida (22 da TV a Cabo). As exibições farão parte do programa Cores de Arte e poderão ser vistas, simultaneamente, pela internet, no site do canal: www.canalboavida.com.br.
A UFGD coloca o “Terra Vermelha” entre as obras para o Vestibular desde 2013. O principal objetivo é inserir o acadêmico no debate sobre a realidade cultural indígena na sociedade contemporânea e ressaltar a importância da discussão para a região de Dourados, tendo em vista que a temática indígena é presença forte e marcante no estado de Mato Grosso do Sul.
Sinopse
“Terra Vermelha” é um longa dirigido pelo italiano Marco Bechis e filmado em Dourados. O enredo é focado nos índios da etnia guarani-kaiowá, de Mato Grosso do Sul, que, apesar de terem as tradições muitas vezes atropeladas pela civilização, ainda tentam manter algumas delas pelo respeito aos antepassados. Confinados em reservas, esses índios não têm muito do que precisam para sobreviver e nem contato com as terras onde estão enterrados seus ancestrais. O filme relata a estranheza e a curiosidade causadas pela proximidade entre um grupo guarani-kaiowá e a família de um fazendeiro que vive na região.
Parceria
O projeto de extensão Cineclube UFGD é uma alternativa aos cinemas comerciais para os apreciadores da sétima arte. A prioridade de exibição é para filmes nacionais, documentários e outras obras fora do circuito hollywoodiano.
Emparceria com o Canal Boa Vida, os filmes exibidos no Cineclube agora também passam na TV e na internet. As exibições acontecem aos sábados e domingos, às 15h e às 23h, com reprise durante a semana em horários alternativos, sempre durante o programa Cores da Arte. Cada uma dessas sessões é comentada por pesquisadores ou amantes do cinema.?