Texto jornalístico desperta interesse pela leitura e escrita em escola pública 

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Atividade que contou com a presença do jornalista Nivalcir Pereira de Almeida, convidado para conhecer projeto que incentivou leitura e escrita na Escola Marcondes Fernandes Pereira.(Foto: Divulgação)

Uma aula de língua portuguesa em que o conteúdo era o gênero textual utilizado no jornalismo proporcionou a elaboração de um excelente projeto envolvendo alunos do 5º ano B da Escola Municipal Marcondes Fernandes Pereira.

Tudo começou quando a professora Jozane Santos chamou a atenção da turma para as formas de linguagem utilizadas pelos jornais. O objetivo era incentivar os alunos a despertar o gosto pela escrita e pela leitura.

A partir daí foi proposta uma atividade para o grupo. Os alunos foram incentivados a elaborar uma reportagem obedecendo à dinâmica de uma redação de jornal. Os estudantes participaram da escolha do tema, a merenda escolar, e a forma com que o assunto seria trabalhado. Definiram que iriam entrevistar merendeiras e colegas para saber mais sobre o tema escolhido. A partir daí elaboraram as perguntas e foram a campo para gravar os depoimentos.

Ao começar a “reportagem” os alunos coletaram tantas informações que o trabalho ganhou outra dimensão. Eles notaram que o tema escolhido, a merenda escolar, contribui para estudar várias situações importantes no dia a dia. “Ao entrevistar as merendeiras e os colegas, os alunos viram que havia desperdício de merenda, pois alguns alunos servem e não comem enquanto outros querem repetir e já não sobra. Após constatarem esse fato decidiram lançar uma campanha chamada ‘Prato Limpo’. Sob nossa orientação, eles elaboraram cartazes, escolheram quatro alunos que foram de sala em sala conversar com os colegas das outras turmas para conscientizar sobre o desperdício alimentar, utilizando imagens de crianças que passam fome na África. Após o trabalho ficaram de observar e avaliar se o desperdício diminuiu e se a campanha surtiu efeito”, explica a professora.

“Notamos um grande interesse da turma e isso provocou uma mobilização na escola. A partir de um trabalho lançado numa aula de produção de texto, surgiu um belo projeto interdisciplinar, despertando nos alunos o interesse por várias questões e também a satisfação dos professores, coordenação, setor administrativo e direção da escola. O Projeto Reportagem se constitui numa iniciativa pedagógica maravilhosa”, declarou a diretora Tânia Lauxen, contente com os resultados das atividades desenvolvidas até o momento.

Através do projeto os alunos produziram um jornal impresso com textos e notícias elaborados por eles próprios e também um jornal falado e gravado em vídeo, com entrevistas sendo editadas. Tudo feito pelos estudantes do 5º ano B.

Depois de tudo devidamente reavaliado e corrigido, surgiu a idéia de trazer um jornalista profissional para falar sobre o jornalismo, já que o trabalho despertou interesse em vários da turma em se tornarem profissionais da área. Também surgiu o interesse de visitar veículos de comunicação estabelecidos na cidade, como jornais impressos, emissoras de rádio e de televisão.

O jornalista Nivalcir Pereira de Almeida foi convidado e visitou a escola para falar com a turma sobre sua experiência profissional iniciada há três décadas na região, passando por redações dos diversos meios de comunicação. No contato com ele, vários alunos despertaram o interesse em se tornarem profissionais do jornalismo.

A professora Jozane mostrou parte do material produzido pelos alunos durante execução do Projeto Reportagem. Uma bela iniciativa procurando incentivar e despertar entre as crianças e adolescentes o gosto pela leitura e pela escrita, fundamentais para a formação adequada de cidadãos e de profissionais em quaisquer áreas de atuação.

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