UFGD apoia formação de professores indígenas na reserva de Dourados

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Teve início nesta segunda-feira (04), o I Encontro de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental das Escolas Indígenas de Dourados. A formação é uma continuidade à ação “Saberes Indígenas na Escola”, que se iniciou em 2014, e será realizada até amanhã na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu.

O curso atenderá mais de 300 professores indígenas e não indígenas e tem como principal objetivo promover a reflexão sobre a cultura e a língua desses povos, elementos fundamentais da identidade, no sentido de valorizar e contemplar o saber indígena na prática pedagógica do professor e da escola no contexto intercultural e interdisciplinar.

A ação faz parte da consolidação da Lei 11.645/2008, que assegura a obrigatoriedade de incluir a Cultura, História e Arte Indígena nos currículos escolares. Além disso, pretende-se elaborar materiais didáticos específicos que atendam à diferença étnica, cultural e linguística dos povos da comunidade escolar em Dourados (guarani, kaiowá e terena).

Desafio
Uma das maiores dificuldades da educação escolar indígena é variação da língua. Enquanto algumas crianças têm como língua materna o guarani, outras têm o português. Mas os educadores que participaram do “Saberes Indígenas na Escola” veem nessa peculiaridade apenas um obstáculo a ser contornado. “Melhorar a qualidade da educação escolar indígena requer o redimensionamento do currículo escolar e um olhar diferenciado. Precisamos considerar e enfrentar os grandes desafios apresentados por essa realidade tão diversa”, afirma a professora Teodora de Souza, coordenadora da ação na cidade.

O encontro que acontece hoje e amanhã pretende atingir profissionais que atuam nas seguintes escolas indígenas: Agustinho, Lacu’i Roque Isnard, Araporã, Tengatui Marangatu, Ramão Martins, Pa’i Chiquito e Escola Francisco Meireles, localizada na Missão Evangélica Caiuá. A formação é oferecida pelos profissionais/pesquisadores indígenas e não-indígenas e por mestres e doutores que desenvolvem pesquisas no campo da educação escolar indígena, com larga experiência com os povos indígenas.

O projeto é oferecido pela equipe da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (FAIND/UFGD), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Dourados (SEMED), Coordenadoria de Assuntos Indígenas (CEAID) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), juntamente com toda a equipe do Programa Saberes Indígenas. Na UFGD, o projeto é coordenado pelo professor Neimar Machado de Sousa (FAIND).?

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