UFGD assinará acordo de cooperação com universidades francesas

-

Entre os dias 7 e 17 de dezembro, o professor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Dr. Mábio Silvan José da Silva, esteve em missão na França pelo projeto BRAFAGRI/CAPES. A missão está vinculada ao projeto intitulado “Cooperação Brasil-França para Aprimoramento na Formação de Profissionais de Ciências Agrárias”, aprovado pela CAPES em 2018, do qual são instituições parceiras, do lado brasileiro, a Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal, e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ).

Durante a missão, o professor Mábio visitou as universidades francesas: AgroParis Tech (Paris), Agrocampus Ouest (Rennes), Oniris (Nantes), VetAgro Sup (Clermont Ferrand) e Montpellier SupAgro (Montpellier). Na ocasião, o professor apresentou a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), enfatizando os cursos da Faculdade de Ciências Agrárias, e conheceu alguns professores, as instalações e um pouco do funcionamento das instituições francesas. A ocasião permitiu a assinatura do acordo de cooperação com a VetAgro Sup, bem como a negociação dos acordos de cooperação com as demais universidades francesas que serão finalizados no início de 2020.

A assinatura dos acordos de cooperação permitirá a mobilidade acadêmica entre alunos de graduação da UFGD e das Instituições francesas. A princípio, apenas os alunos dos cursos contemplados pelos projetos BRAFAGRI aprovados na UFGD (Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Aquicultura, Zootecnia e Engenharia de Alimentos) poderão realizar a mobilidade. Os acordos preveem ainda a possibilidade de obtenção da dupla diplomação, o desenvolvimento conjunto de pesquisas entre professores da UFGD e das instituições francesas, bem como a realização de intercâmbio entre alunos do mestrado e doutorado (sem auxílio do programa BRAFAGRI/CAPES).

Quem estiver interessado em usufruir do acordo precisa ficar atento ao prazo de inscrições para mobilidade acadêmica internacional pelo BRAFAGRI, que será encerrado em 31 de janeiro. CONTATO

mabiosilva@ufgd.edu.br

plugins premium WordPress