UFGD inicia elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

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Universidade disse que vai acompanhar o caso e os culpados serão punidos.(Foto:Divulgação)

Com a indicação de membros para a formação da comissão gestora do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), na reunião do Conselho Universitário (Couni) realizada na última terça-feira (10/03), a UFGD dá mais um passo na construção do documento que irá nortear a universidade no período entre 2021 e 2028.

Foram indicados para a comissão a discente Karine Yumi Maeda e os servidores Silvia Aparecida Oesterreich, Rodrigo Matheus Pereira e Hermes Moreira Junior (docentes) e Ricardo França de Brito e Marcelo Matias de Almeida (técnicos administrativos). Eles terão, da mesma maneira que os outros membros da comissão, a tarefa de efetuar as deliberações necessárias para o andamento dos trabalhos, bem como manter o diálogo com o Conselho Universitário.

Desde o ano passado, a Coordenadoria de Planejamento, vinculada à Pró-reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional, organizou um grupo de estudos para trabalhar na nova proposta de PDI. Esse grupo já elaborou um documento base, feito a partir da legislação obrigatória, e irá propor nos próximos dias uma consulta à comunidade acadêmica sobre a permanência, extinção ou inclusão de eixos temáticos do PDI.

Quanto maior for a participação, maior a probabilidade do diagnóstico e reflexão sobre as expectativas que estudantes, professores e técnicos administrativos têm para os próximos anos.

É por meio do PDI que a comunidade interna e externa à Universidade conhecerá missão, políticas pedagógicas, estrutura organizacional, infraestrutura e, sobretudo, objetivos, estratégias e metas da UFGD.

O QUE É

O Plano de Desenvolvimento Institucional é o principal instrumento de planejamento elaborado pelas Instituições de Ensino Superior e visa, de um modo geral, nortear a gestão da instituição. Além disso, é um documento exigido para credenciamento e recredenciamento de universidades no Sistema Federal de Ensino Superior e, mais ainda, caso a universidade não disponha de seu PDI, a mesma poderá sofrer punições como, por exemplo, uma restrição de repasse de recursos orçamentários por não atender à legislação.

A elaboração deste plano é uma oportunidade da Gestão Universitária administrar a instituição com base em um planejamento discutido pela comunidade acadêmica.

O PDI vigente atualmente (2018-2020) é uma prorrogação do documento criado para o período de 2013 a 2017 e pode ser acessado em: https://files.ufgd.edu.br//arquivos/portal/ufgd/arquivos/aufgd/pdi.pdf

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